Arqueólogos descobriram fragmentos de um raro capacete da era romana e uma coleção de armas em Løsning Søndermark, na Dinamarca. Inicialmente, foram encontrados dois painéis de ferro do tamanho da palma da mão em buracos de postes de duas casas. A tecnologia de raios-X confirmou que esses painéis são restos de um capacete romano, o […]
Arqueólogos descobriram fragmentos de um raro capacete da era romana e uma coleção de armas em Løsning Søndermark, na Dinamarca. Inicialmente, foram encontrados dois painéis de ferro do tamanho da palma da mão em buracos de postes de duas casas. A tecnologia de raios-X confirmou que esses painéis são restos de um capacete romano, o único encontrado até agora na Dinamarca. Os pesquisadores acreditam que esses fragmentos pertenciam à proteção das bochechas e do pescoço de um capacete do século IV, anteriormente registrado apenas no sul da Suécia.
Além dos fragmentos do capacete, cerca de cem pontas de lanças, espadas, lanças e cota de malha foram descobertos no local, parte de uma oferta de armas com 1.600 anos. Até o momento, a cota de malha só havia sido encontrada em locais de sepultamento. Também foram identificados fragmentos de dois anéis de pescoço de bronze distintos, que se acredita pertencerem a um chefe tribal. As armas teriam sido enterradas após uma batalha, possivelmente para fins cerimoniais ou rituais relacionados à residência do chefe.
Os pesquisadores sugerem que a coleção de armas era utilizada por um guerreiro de elite. Acredita-se que o local tenha sido um espaço significativo para a elite militar da época. Estudos e escavações adicionais são necessários para esclarecer mais sobre os eventos que ocorreram em Løsning Søndermark.
Esse assentamento da Idade do Ferro foi descoberto durante a expansão da rodovia E45 na Dinamarca. Até agora, o local revelou habitações de elite e uma variedade de armamentos militares, destacando sua importância histórica.
Entre na conversa da comunidade