- A formação de ciclone extratropical e frente fria ocorre entre Paraguai, nordeste da Argentina e o sul do Brasil, entre 8 e 9 de dezembro de 2025.
- O sistema gera instabilidade generalizada, nuvens carregadas, chuva forte, muitos raios e ventania.
- Os impactos devem ser sentidos no centro-sul do Brasil até o dia 11 de dezembro, com alerta para temporais e vento.
- O ciclone pode ter pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa, indicando forte intensidade.
- Entre 10 e 11 de dezembro de 2035, rajadas de vento de 90 a 120 km/h podem ocorrer no litoral e em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria pode trazer temporais, nuvens carregadas e ventos intensos para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O sistema é monitorado por institutos meteorológicos e é considerado de alta intensidade.
Segundo as informações, o processo de formação ocorre entre 8 e 9 de dezembro de 2025, entre o Paraguai, a Argentina e o Sul do Brasil, com impactos que podem ser sentidos até o dia 11 de dezembro.
O ciclone, quando totalmente organizado, poderá provocar chuva forte, muitos raios e ventania em parte do Centro-Sul e áreas costeiras. A pressão atmosférica pode ficar abaixo de 1000 hPa, sinal de grande deinstabilidade.
Ventos fortes e áreas atingidas
Entre 10 e 11 de dezembro, rajadas de 90 a 120 km/h são previstas no litoral e em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, conforme a Climatempo.
Desdobramentos indicam instabilidade generalizada e potencial para queda de temperatura, além de queda de umidade relativa em regiões costeiras, com maior risco de queda de árvores e queda de energia elétrica.