- Tempestade derramou até 6 polegadas de chuva na área de Los Angeles e até 18 polegadas nas montanhas, provocando alagamentos, interrupções de estradas e evacuações.
- Muitas ordens de abrigo foram suspensas, mas Wrightwood mantém evacuação ativa; vídeos mostram rios de lama em áreas atingidas.
- Previsão aponta mais 1 a 3 polegadas de chuva nesta sexta-feira, com o fim de semana esperado mais seco.
- Mais de 14,5 milhões de californianos estavam previstos para viajar de carro no feriadão, tempo que deve melhorar com o tempo seco.
- A frente atlântica deve enfraquecer ao longo de sexta, com precipitação persistente nas áreas montanhosas e ventos fortes em alguns pontos.
O sul da Califórnia enfrentava novas pancadas de chuva na sexta-feira, após o temporal de Natal. Em Los Angeles, choveu cerca de 6 polegadas, e as áreas montanhosas chegaram a 18 polegadas, causando alagamentos e impedindo o tráfego de milhões de motoristas. Evacuações e ordens de abrigo foram emitidas em partes da região.
Segundo o serviço meteorológico, ainda há previsão de 1 a 3 polegadas de chuva adicional para esta sexta-feira, com o fim de semana mais seco. A expectativa é de que o mal tempo persista hoje, antes de um recuo gradual das precipitações.
Evolução da situação e mobilidade
Mais de 14,5 milhões de californianos devem viajar de carro durante as festas de fim de ano, aponta a AAA. A previsão de tempo mais estável deve facilitar o deslocamento após dias de vias escorregadias e alagadas.
Locais com alerta de evacuação
Vias de Wrightwood ainda estavam sob alerta de evacuação nesta sexta, em uma área rural nos Montes San Gabriel, na fronteira entre condados de Los Angeles e San Bernardino. Vídeos aéreos mostraram rios de lama que invadiram bairros de cabanas, com casas e veículos soterrados pela lama.
Perspectivas e desdobramentos
A frente atmosférica que trouxe a chuva deve se dissipar ao longo da sexta-feira, mantendo ainda águas profundas nas regiões montanhosas e ventos fortes. Não há indicação de novas medidas de contingência imediatas, mas as autoridades permanecem atentas a ocorrências adicionais.
Entre na conversa da comunidade