- Warnas de gelo são emitidas para a maior parte do Reino Unido na manhã de quarta-feira, com massa de ar ártica trazendo chuva de gelo.
- A tempestade Storm Goretti pode trazer neve entre cinco e dez centímetros em áreas da Escócia, e até vinte centímetros em alguns pontos.
- Observa-se queda de temperatura, com mínimas perto de -6°C em áreas rurais da Escócia e abaixo de zero em grande parte durante a noite.
- Entidades meteorológicas ampliaram avisos para neve e gelo em grande parte da Inglaterra e no País de Gales, com ventos fortes em SW England entre quinta-feira e sexta-feira.
- Estradas, transportes e serviços são afetados: dias de alerta de saúde por temperaturas frias, cortes de serviço ferroviário em trechos do leste da Inglaterra e avisos de viagem para reduzir tempo e planejar deslocamentos.
O tempo frio se intensifica no Reino Unido, com avisos de gelo em vigor e previsão de neve pesada para o fim da semana. O Met Office divulgou avisos amarelos para grande parte do território nesta terça, em meio a uma massa de ar ártico que já provocou temporais.
A chuva de neve deve se espalhar pelo norte da Escócia na quarta, com quedas previstas de 5 a 10 cm. Em áreas rurais, as temperaturas podem chegar a -6°C, enquanto o frio persiste na madrugada seguinte.
Um alerta de neve e gelo permanece ativo para boa parte da Inglaterra, incluindo Sheffield, Peterborough, Bath e Worcester, das 18h de quinta até meio-dia de sexta. O vento forte também pode atrapalhar deslocamentos.
O fenômeno, batizado Storm Goretti pela Meteo France, deve trazer neve em áreas mais altas do sul do País de Gales no fim de quinta, com a passagem da precipitação para neve em grande parte da Inglaterra e do País de Gales durante a noite.
Previsões apontam que alguns locais acumulam 5-10 cm de neve, enquanto outros podem alcançar 20 cm. O sistema também provoca interrupções no sudoeste, com avisos amarelos para ventos fortes em Cornwall, Devon e Ilhas Scilly de quinta, 15h, até a meia-noite.
Na véspera, a temperatura em Marham (Norfolk) caiu para -12,5°C, conforme o Met Office. Marco Petagna, meteorologista, alerta para superfícies escorregadias e risco de queda em vias e calçadas sem tratamento.
A instituição orienta que viajantes verifiquem condições das estradas, horários de ônibus e trem, e ajustem planos de viagem. Um aviso amarelo indica possível piora no trânsito, mas ainda há possibilidade de manter atividades normais.
O frio aciona pagamentos por tempo frio para centenas de milhares de domicílios, com ajuda para aquecimento. Quem tem direito recebe £25 ao longo de sete dias com temperaturas iguais ou abaixo de zero. Em alguns locais, o benefício soma £50.
O governo aponta que as suas áreas elegíveis abrangem 451 códigos postais na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, incluindo Penrith, Dales, Norwich, Milton Keynes e Crawley. Os pagamentos ocorreram em cinco dias distintos neste período.
A Aberdeenshire County declarou situação de incidente grave diante das nevascas contínuas. A prefeitura advertiu que comunidades rurais podem ficar isoladas e há possibilidade de cortes de energia. Escolas da região permanecem fechadas pela terceira vez.
A UK Health Security Agency manteve alerta âmbar de frio para Inglaterra, estendendo-o até domingo, como precaução de impactos à saúde. Trens horários e serviços de várias linhas podem sofrer alterações.
A operadora ferroviária LNER prorrogou a orientação para evitar viagens entre Edimburgo e Aberdeen, citando incerteza quanto à operação de serviços até sexta-feira no mínimo. ScotRail confirmou cancelamentos entre Inverness e Wick, Lairg e Ardgay, com paralisação entre Inverness e Kyle of Lochalsh até as 13h35.
Especialistas da RAC aconselham ampliar o tempo de deslocamento, limpar neve e gelo antes de sair, e evitar métodos caseiros arriscados como água quente para caixas de vidro. Recomenda-se ter raspadores, descongelante e fluido de para-brisa com proteção até -10°C.
Entre na conversa da comunidade