- Scammers criaram sites falsos para cobrar o Dart Charge, enganando motoristas que pagaram achando que era o site oficial e receberam uma notificação de multa no futuro.
- Milhares foram prejudicados por páginas que imitavam serviços oficiais, cobrando taxas extras ou cobrando por serviços gratuitos, resultando em multas de até £70.
- Em outubro, dois homens foram condenados por operar mais de quarenta sites idênticos que arrecadaram mais de £2,25 milhões de consumidores desavisados.
- O órgão National Trading Standards orienta motoristas a usar o Gov.uk para pagamentos de pedágios e cobranças ligadas a trânsito, incluindo o Dart Charge, para evitar fraudes.
- Se você pagou via site falso, peça reembolso pela administradora do cartão (chargeback), registre a fraude na Citizens Advice e guarde capturas de tela e comprovantes para possível mitigação futura.
A fraude envolve sites falsos que prometem o pagamento de tarifas de pedágio no Dartford Crossing, entre Essex e Kent, no sul da Inglaterra. Milhares de motoristas pagaram por meio de páginas enganosas e receberam multas posteriormente. A prática ocorreu quando usuários buscaram o pagamento do Dart Charge.
Segundo a National Trading Standards, os golpes concentram-se em serviços oficiais, como o Dart Charge, além de sites falsos que simulam cobranças de ULEZ de Londres e da Mersey Gateway Bridge. Os nomes dos golpes são parecidos com os reais, dificultando a identificação.
A notícia envolve motoristas prejudicados, criminosos e autoridades de fiscalização. Em outubro, dois homens foram condenados na Bristol Crown Court por operar mais de 40 sites falsos e ter levado mais de £2,25 milhões de vítimas. Os condenados responderam por cobranças inflacionadas.
A fraude costuma funcionar com links patrocinados que elevam os sites falsos no ranking de buscas. Sites falsos do Dartford Crossing usavam domínios como dartcrossingcharges.co.uk e dartfordcrossingonline.co.uk, desviando pagamentos.
O que foi mostrado pela investigação: vítimas pagavam o valor real acrescido de taxas adicionais, ou ainda por serviços que são gratuitos, como a notificação de baixa de circulação (SORN). Em alguns casos, o valor adicional chegava a £5.
O alerta é que pagadores verifiquem a origem do pagamento. Mike Andrews, da equipe de e-crime da National Trading Standards, orienta usar o Gov.uk como porta de entrada para pagamentos oficiais e evitar buscas externas.
Como funciona a fraude
Os golpes usam links patrocinados para posicionar os sites falsos no topo das buscas, com títulos que simulam legitimidade. Assim, motoristas conferem pagamento errado e podem receber uma PCN depois.
O que fazer se ocorreu o golpe
Caso o pagamento tenha sido feito num site falso, procure reembolso via chargeback com a administradora do cartão. Em seguida, relate o site à Citizens Advice pelo 0808 223 1133.
Orientação para o futuro
Sempre acesse Gov.uk para pagar serviços do governo. Evite contas de pagamento indicadas por mecanismos de busca. Em caso de dúvida, confira o site oficial do Dart Charge para confirmar o canal correto.
Entre na conversa da comunidade