- Um incidente de grande escala foi declarado após cerca de 30 mil imóveis em Kent e Sussex ficarem sem água.
- A South East Water informou que o frio intenso e a tempestade Goretti causaram estouro de tubulações e dificultaram o tratamento da água.
- Escolas e bibliotecas em Kent e Sussex foram fechadas por um dia; o Queen Victoria hospital, em East Grinstead, realizou atendimentos virtuais.
- Em Tunbridge Wells, moradores já enfrentaram quase duas semanas sem água no fim do ano passado, segundo o regulador, que apontou falhas na infraestrutura e testes.
- Autoridades locais e o governo disseram que estão adotando medidas de resposta; a empresa pediu desculpas aos moradores pelo transtorno.
Foi declarado um incidente grave após cerca de 30 mil imóveis em Kent e West Sussex ficarem sem água ou com abastecimento irregular, hoje. O problema afetou cidades como Tunbridge Wells, Canterbury e Maidstone, levando escolas e bibliotecas a fecharem e o Queen Victoria Hospital, em East Grinstead, a realizar atendimentos virtuais.
A empresa responsável pelo abastecimento, a South East Water, atribuiu as dificuldades ao frio extremo e à passagem da tempestade Goretti. Segundo a companhia, tubulações estouradas e limitações no tratamento de água resultaram em queda de armazenamento e impactos na distribuição.
Regiões já enfrentaram interrupções prolongadas; em Tunbridge Wells, por exemplo, houve histórico de duas semanas sem água no fim do ano. A autoridade reguladora indicou que o desligamento de uma unidade de tratamento era previsto, mas não houve atualização adequada da infraestrutura nem testes necessários.
Impacto e resposta
O governo local de Kent declarou o incidente como relevante, citando o aumento de áreas afetadas nas últimas 24 horas e a necessidade de preparar medidas adicionais. Autoridades destacaram ainda a necessidade de ações rápidas para restauração do serviço.
A delegação ambiental estadual informou possuir quase 30 mil imóveis com fornecimento instável, baixa pressão ou ausência de água. Em East Grinstead, 16.500 imóveis enfrentam o problema, com impactos também em localidades de Kent, incluindo Tunbridge Wells e Maidstone.
A responsável pela gestão de água assegurou que a equipe técnica trabalha para equilibrar a rede e recuperar o abastecimento o mais rápido possível. O ministro do meio ambiente também reuniu-se com executivos da empresa para cobrar ações urgentes.
Entre na conversa da comunidade