Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Lula e chanceler alemão reforçam cooperação bilateral no G20

Encontro no G20 reforça cooperação Brasil-Alemanha; Alemanha reafirma 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropiais para Sempre e convida visita de Estado ao Brasil, com Hannover em pauta para 2026

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
0:00 0:00
  • Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Friedrich Merz se reuniram à margem da cúpula do G20, em Joanesburgo, África do Sul, no sábado 22.
  • Merz reiterou o apoio alemão ao Fundo Florestas Tropais para Sempre, com o compromisso de 1 bilhão de euros.
  • Lula confirmou viagem a Hannover, em abril de 2026, para a abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, e convidou Merz para uma visita de Estado ao Brasil.
  • Foi anunciado o reforço das relações comerciais, sociais, culturais e tecnológicas entre Brasil e Alemanha, destacando vínculos históricos.
  • Os dois defenderam o fortalecimento do multilateralismo e do papel da Organização Mundial do Comércio diante de tensões geopolíticas e regras de mercado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler alemão, Friedrich Merz, reuniram-se neste sábado (22) à margem da cúpula do G20, em Joanesburgo, África do Sul. O encontro ocorreu dias após Merz mencionar Belém, sede da COP30, o que gerou críticas no Brasil e na Alemanha. O tom foi conciliador, com anúncio de cooperação entre os dois países.

Segundo o governo, houve avanços em áreas comerciais, sociais, culturais e tecnológicas, reforçando vínculos históricos entre Brasil e Alemanha, que remontam ao século XIX com a imigração alemã no país. Lula convidou Merz para uma visita de Estado ao Brasil.

Cooperação e compromissos

Merz reiterou o apoio alemão ao Fundo Florestas Tropiais para Sempre, anunciando aporte de 1 bilhão de euros. O chanceler enfatizou a parceria tecnológica e comercial, fortalecendo o financiamento para preservação ambiental e projetos conjuntos.

Lula confirmou que viajará a Hannover em abril de 2026 para a abertura da maior feira de tecnologia industrial, da qual o Brasil será País parceiro. O presidente também convidou Merz para uma visita de Estado ao Brasil, fortalecendo o diálogo multilateral.

Ambos defenderam o reforço do multilateralismo e do papel da Organização Mundial do Comércio, em um contexto internacional de tensões geopolíticas e disputas por regras de mercado. A reunião sinalizou continuidade das práticas diplomáticas entre os dois países.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais