Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Papa pede cessar ataques israelenses no Líbano e fim da luta com Hezbollah

Papa León XIV encerra a viagem ao Líbano com apelo urgente pela paz, visita o hospital da Croix e o porto afetado, e anuncia retorno a Roma

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Photo
0:00 0:00
  • O Papa León XIV despediu-se do Líbano em Beirute, após a última etapa da viagem internacional, fazendo um apelo urgente pela paz entre as partes em conflito.
  • Ele visitou o hospital da Croix e o porto atingido pela explosão de 2020, local com cerca de 218 mortos e mais de 7 mil feridos, acompanhado pelo primeiro ministro libanês Nawaf Salam.
  • Em cerimônia de despedida, o Pontífice pediu o fim dos ataques e ressaltou que negociação, mediação e diálogo devem prevalecer para a reconciliação na região.
  • O Papa encomendou à comunidade internacional que não poupe esforços em promover processos de diálogo e à liderança local que busque caminhos de paz e convivência.
  • A viagem deve encerrar com retorno a Roma e coletiva de imprensa a bordo, marcada para o retorno após a passagem pelo Líbano e pela Turquia.

O Papa León XIV encerrou nesta terça, em Beirute, a sua primeira viagem internacional, após passagem pela Turquia. Em despedida, fez um apelo urgente pela paz: pediu fim dos ataques entre as partes em conflito no Líbano, sem mencionar nomes, mas deixando claro o repúdio à violência e o incentivo à negociação e ao diálogo. Acompanhava o líder religioso uma mensagem de reconciliação e de que o caminho é a paz, não a guerra.

No dia seguinte, o Pontífice visitou o hospital Croix, administrado pelas franciscanas, próximo a Jal el Dib, onde recebeu relatos sobre necessidades assistenciais de pacientes e famílias. Em seguida, deslocou-se ao porto de Beirut, palco da explosão de 2020 que deixou centenas de mortos e feridos, para um ato silencioso próximo aos destroços e às vítimas.

Acompanhando o Papa, o primeiro-ministro libanês Nawaf Salam participou das cerimônias. Durante a passagem pelo porto, o grupo de atingidos entregou ao visitante uma faixa com o nome das vítimas. A visita ocorreu em meio a uma trégua momentânea de tensões entre Israel e Hezbolá, com o governo libanês buscando maior controle sobre grupos armados.

Ao fim da cerimônia de despedida no aeroporto de Beirut, o Papa reforçou a necessidade de novos enfoques no Oriente Médio, enfatizando a rejeição à vingança, a superação de divisões e a promoção de processos de paz com o apoio da comunidade internacional. A viagem deverá ter continuidade com retorno a Roma e uma coletiva de imprensa com a imprensa credenciada, entre eles jornalistas brasileiros.

Antes de retornar à Itália, León XIV manifestou apreço pelas comunidades locais e pela força de uma sociedade que ainda enfrenta os impactos da explosão de 2020. Em seu discurso de despedida, ressaltou a importância de desarmar corações e de avançar para um Líbano unido, onde prevaleça a justiça e a fraternidade, como base de uma paz sustentável. A partida de Beirute está prevista para as próximas horas, com chegada prevista a Roma no fim da tarde.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais