- França viveu um possível ataque cibernético do tipo DDoS contra a La Poste e a La Banque Postale, deixando serviços online indisponíveis e atrasando a entrega de correspondências e encomendas.
- Quatro dias antes do Natal, a empresa afirmou que o incidente dificultou a distribuição de itens, incluindo pacotes.
- A La Banque Postale informou que o acesso ao banco online e ao aplicativo ficou afetado, mas pagamentos com cartão em pontos de venda e caixas automáticos seguiram funcionando.
- Pagamentos online permaneceram viáveis, desde que aprovados por confirmação via SMS; as equipes trabalham para resolver a situação rapidamente.
- Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque.
- O grupo BPCE, que envolve bancos como Banque Populaire e Caisse d’Épargne, também registrou uma falha de TI pela manhã, resolvida até o meio-dia.
La Poste informou que seus sites, apps e serviço bancário foram atingidos por um suposto ciberataque, na forma de DDoS, prejudicando entregas e pagamentos online nesta época de pico. O incidente ocorreu quatro dias antes do Natal.
A Banque Postale, serviço bancário do grupo, comunicou nas redes sociais que o acesso ao online banking e ao app foi afetado. Cartões de pagamento em POS e caixas eletrônicos continuaram funcionando; pagamentos online precisaram de autenticação por SMS.
A BPCE, grupo que abrange Banque Populaire e Caisse d’Épargne, também registrou uma falha de TI na manhã de segunda-feira, que foi resolvida até o meio-dia, segundo a empresa.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo suposto ataque à La Poste. A mudança coincidiu com ataques recentes a outras empresas e setores governamentais na França, segundo relatos locais.
Contexto de ataques recentes
O incidente ocorre uma semana após um ataque cibernético ao governo francês que afetou o Ministério do Interior e dados de segurança. Autoridades investigam as origens e possíveis vínculos com redes criminosas.
Profissionais de segurança analisam se os ataques recentes refletem uma tendência de ataques híbridos envolvendo entidades públicas e privadas. Autoridades ressaltam a importância de medidas de proteção contínuas.
Entre na conversa da comunidade