- O incêndio fora de controle próximo a Boddington, a cento e trinta quilômetros ao sudeste de Perth, já queimou mais de quatro mil hectares e danificou a mina de ouro Newmont Boddington; moradores passaram a véspera de Natal em centro de evacuação.
- O fogo foi rebaixado para watch and act, mas autoridades alertam que ainda há ameaça à vida e às residências e não é seguro retornar devido a condições instáveis.
- Em relação ao tempo, sul de Perth tem condições mais amenas, com mudança para reduzir o perigo de incêndio, mas permanecem oito incêndios ativos no momento.
- O país enfrenta frente de monções com chuva e tempestades generalizadas, com previsão de chuva entre 300 a 500 milímetros no norte de Queensland e alerta de enchentes até o Território do Norte, incluindo Tennant Creek.
- Alerta de inundação também foi emitido para a região entre Townsville e Cairns, com previsão de chuva de 50 a 100 milímetros, crescendo para 150 milímetros no início da próxima semana; restante do país deve manter tempo quente.
O fogo fora de controle próximo a Boddington, a 130 km de Perth, continua perigosamente ativo. Foi registrado durante o Natal com evacuações em curso e danos à mina Newmont Boddington. Mais de 4 mil hectares já foram atingidos.
Moradores que deixaram suas casas permanecem afastados, pois as autoridades sinalizam risco contínuo. O fogo foi rebaixado a nível de watch and act, mas há ameaça à vida e aos imóveis devido a condições instáveis.
A região registra tempo quente, com mudanças climáticas ainda imprevisíveis. O sul da Austrália mantém calor, enquanto o norte enfrenta frente de monções e chuva intensa.
Frente de monções e alertas de inundação
O país se prepara para extremos na próxima semana, com áreas do oeste de fogo extremo e um alerta de ciclone e alagamentos para Queensland e Território do Norte.
A monção avança pelo norte australiano, trazendo chuva generalizada e tempestades. Espera-se precipitação de 300 a 500 mm na região norte de Queensland, suficiente para interromper vias e isolar comunidades.
Há aviso de inundação para trechos entre Townsville e Cairns, com previsão de 50 a 100 mm, podendo chegar a 150 mm no início da próxima semana.
Cenário regional e impactos
O aviso de inundação abrange uma área ampla, indo da costa de Mackay até Townsville e inland até Tennant Creek, no NT. As condições podem afetar estradas, serviços e mobilidade em várias comunidades.
As previsões indicam tempo quente em grande parte do país, com médias entre 30 e 36 °C em cidades como Adelaide, Melbourne e Canberra. Hobart deve permanecer mais amena, com temperaturas na casa dos 20 °C.
Entre na conversa da comunidade