- O presidente argentino, Javier Milei, vai visitar o Reino Unido em abril ou maio do próximo ano, segundo um funcionário do gabinete presidencial.
- A confirmação vem após reportagem do The Telegraph, que informou que Milei planeja a viagem.
- O gabinete não detalhou o objetivo da viagem nem com quem Milei se encontrará.
- A Telegraph afirmou que Milei confirmou em entrevista que houve conversas para suspender a proibição de vendas de armas relacionadas ao conflito com as Falkland Islands.
- Milei já defende que as Ilhas Falklands, chamadas de Islas Malvinas na Argentina, sejam recuperadas por vias diplomáticas.
Argentina confirma visita de Milei ao Reino Unido para abril ou maio
Um funcionário do gabinete presidencial informou que o presidente argentino, Javier Milei, viajará ao Reino Unido em abril ou maio. Não foram apresentados detalhes sobre o objetivo da viagem nem com quem Milei deverá se reunir.
A Telegraph publicou, na segunda-feira, que Milei confirmou conversas para suspender a proibição de venda de armas em relação ao conflito com as Falklands. Não houve confirmação oficial sobre esse ponto.
Contexto histórico e implicações
Milei sustenta que as Ilhas Falkland, conhecidas como Islas Malvinas no país, devem ser recuperadas por vias diplomáticas. A disputa de soberania com o Reino Unido é antiga, com episódios históricos que remontam a 1982, quando ocorreu a guerra entre os dois países.
A visita ocorre em meio a um cenário de énfase na relação bilateral e à busca argentina por avanços diplomáticos. Não há, até o momento, informações sobre reuniões previstas nem impactos diretos sobre políticas de defesa.
Entre na conversa da comunidade