Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Tailândia e Camboja concordam em consolidar cessar-fogo nas negociações na China

Tailândia e Camboja concordam em consolidar o cessar-fogo após negociações na China, buscando reconstruir confiança mútua e manter a paz regional

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Chinese Foreign Minister Wang Yi shakes hands with Cambodian Deputy Prime Minister and Foreign Minister Prak Sokhonn, in Yuxi, Yunnan province, China December 28, 2025. cnsphoto via REUTERS
0:00
Carregando...
0:00
  • Thailand e Camboja concordaram em reconstruir a confiança mútua e consolidar gradualmente o cessar-fogo após semanas de confrontos na fronteira, conforme comunicado de Beijing.
  • As negociações em Yunnan tiveram a participação dos ministros dos Exterior da China, Wang Yi, e dos dois países, em encontro trilateral.
  • O cessar-fogo atual foi apresentado como “difícil de obter” e as autoridades pediram que não seja abandonado nem que os confrontos sejam retomados.
  • O texto conjunto afirma que as partes vãorestabelecer relações políticas e manter a paz regional, com comunicação contínua.
  • Segundo Wang Yi, houve consenso importante e as discussões foram produtivas, com posições abertas e positivas das duas partes durante as reuniões.

Thailand e Camboja anunciaram planos de reconstruir a confiança mútua e consolidar Gradualmente o cessar-fogo após semanas de confrontos fronteiriços. A delegação brasileira? Não, não. (Correto: é Beijing). Na China, autoridades de ambos os países e o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, participaram de talks na província de Yunnan.

O cessar-fogo vigente desde outubro havia sido quebrado no começo do mês, gerando combates que deixaram pelo menos 101 mortos e deslocaram mais de meio milhão de pessoas. As negociações visam manter a trégua e retomar relações estáveis entre Bangkok e Phnom Penh.

Os encontros ocorreram em Yunnan, com a participação de diplomatas e representantes de defesa de Thailand e Camboja. Wang Yi descreveu o acordo como “hard-won” e pediu que as duas partes não abandone o cessar-fogo nem permita a retomada dos conflitos.

Segundo um communique conjunto divulgado pela Xinhua, as partes devem seguir trabalhando para reconstruir a confiança política e manter a paz regional. O ministro chinês destacou que as discussões foram produtivas e houve consenso importante entre os três lados.

Wang Yi enfatizou a continuidade de diálogos e consultas para a implementação do cessar-fogo, além da necessidade de avançar de forma gradual na restauração das relações bilaterais. A China mediou as conversas junto com os representantes de Thaïland e Camboja.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais