- Um homem sírio, de 29 anos, foi preso na Holanda suspeito de ser membro do Estado Islâmico e de planejar um ataque em alguma parte da Europa.
- Autoridades afirmam que ele publicou mensagens nas redes sociais ameaçando atacar um local não especificado na Europa por volta do período de festas.
- A investigação utiliza conteúdos identificados pela AIVD, a agência holandesa de inteligência, que monitorava o caso.
- A prisão ocorreu em 18 de dezembro na casa dele, em Vlissingen, no sudoeste dos Países Baixos.
- O tribunal manteve a detenção por pelo menos trinta dias, enquanto a investigação prossegue; não foram divulgados detalhes sobre o possível local do ataque ou a extensão da ligação com o Estado Islâmico.
A polícia holandesa prendeu no dia 18 de dezembro um homem sírio de 29 anos, suspeito de integrar o Estado Islâmico e de planejar um ataque em algum lugar da Europa durante o período de festas. A detenção ocorreu em Vlissingen, no sudoeste dos Países Baixos, com base em publicações feitas nas redes sociais que seriam inéditas.
De acordo com os promotores, a Agência de Inteligência AIVD identificou mensagens nas redes sociais em que o suspeito ameaçava cometer um ataque em local não especificado na Europa, próximo ao Natal. Não houve detalhamento sobre a natureza do ataque ou a extensão da suposta ligação com o ISIS.
Investigação e detenção
A Justiça decidiu manter a detenção do homem por pelo menos mais 30 dias, para que as autoridades continuem a investigação. Os detalhes sobre o local específico do possível ataque e a relação exata com o Estado Islâmico não foram divulgados pelas autoridades. A medida visa permitir a coleta de evidências relacionadas ao caso.
Entre na conversa da comunidade