- Rússia atacou infraestrutura na região de Odesa, no litoral marítimo, danificando um navio civil e instalações nos portos de Pivdennyi e Chornomorsk.
- O navio civil, com bandeira do Panamá, transportava grãos e foi atingido, segundo o vice-primeiro-ministro Oleksiy Kuleba.
- Tanques de armazenamento de óleo também foram atingidos durante o ataque.
- Uma pessoa ficou ferida, conforme relatório divulgado pelo governo ucraniano.
- Mesmo com os ataques, os portos continuaram operando e seguem como parte estratégica do comércio exterior da Ucrânia.
O confronto ocorreu na região de Odesa, no Mar Negro. A ofensiva russa atingiu infraestrutura portuária e danificou um navio civil, segundo o vice-primeiro-ministro ucraniano Oleksiy Kuleba. O ataque atingiu os portos de Pivdennyi e Chornomorsk, na costa, na terça-feira.
Um navio civil de bandeira Panamá, carregado de grãos, foi danificado, assim como tanques de armazenamento de óleo, informou Kuleba via Telegram. Um militar ficou ferido. O ministro ressaltou que o ataque é direcionado a infraestrutura portuária civil e busca prejudicar a logística e dificultar o comércio.
Apesar dos danos, os portos de Pivdennyi e Chornomorsk seguiram operando, segundo o governo ucraniano. Odesa e a região ampliam o papel estratégico como hubs de comércio externo e sustento da economia de guerra do país, especialmente na exportação de produtos agrícolas.
Contexto estratégico
A ofensiva marítima entre Ucrânia e Rússia tem se intensificado nos últimos meses, com ataques a ativos navais e mercantis no Mar Negro e arredores. Kiev tem utilizado drones marítimos para atacar embarcações associadas à chamada frota sombria russa, enquanto Moscou tem aumentado ataques a Odesa e sua infraestrutura portuária.
Entre na conversa da comunidade