Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

EUA discutem com Ucrânia e países europeus próximos passos para encerrar guerra

Conselheiros da coalizão liderada pelos EUA discutem garantias de segurança e desconflição para encerrar a guerra; reunião ocorre na Ucrânia neste sábado, cúpula em França em seis de janeiro

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Ukraine's President Volodymyr Zelenskiy and U.S. Special Envoy Steve Witkoff speak as they gather for a family photo at the Chancellery in Berlin, Germany, December 15, 2025. REUTERS/Lisi Niesner/Pool/ File Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • Conselheiros de segurança dos EUA reuniram-se com Zelenskiy e assessores da Grã-Bretanha, França e Alemanha para discutir os próximos passos da guerra na Ucrânia.
  • O objetivo é avançar o processo de paz de forma prática, fortalecendo garantias de segurança e mecanismos de desconflição.
  • Participaram o secretário de Estado Marco Rubio, Jared Kushner e Rustem Umerov, negociador-chefe da Ucrânia.
  • Zelenskiy afirmou que assessores da coalizão liderada pelos EUA reuniriam-se na Ucrânia neste sábado; líderes mundiais devem se encontrar em França em seis de janeiro.
  • A coalizão, liderada pela Grã-Bretanha e pela França, reúne mais de trinta países; ainda não ficou claro quais participarão dos encontros.

O governo dos EUA informou que assessores de segurança dos EUA, o presidente ucraniano Volodímir Zelenskiy e assessores de Reino Unido, França e Alemanha se reuniram nesta quarta-feira para definir próximos passos do processo de paz na Ucrânia. O objetivo é avançar de forma prática em garantias de segurança e mecanismos de desconflição, para encerrar o conflito e evitar reedição da violência.

Participantes como o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, destacou que as discussões buscaram fortalecer garantias de segurança e criar mecanismos eficazes de desconflição. A reunião contou ainda com Marco Rubio, Jared Kushner e o principal negociador ucraniano, Rustem Umerov. Não houve detalhamento público sobre as conclusões apresentadas.

Zelenskiy informou que assessores da coalizão liderada por EUA e aliados devem se reunir na Ucrânia neste sábado, com a participação de líderes mundiais previstos para França em 6 de janeiro. A confirmação de participação de países da Coalizão não foi divulgada pela assessoria ucraniana.

Próximos encontros

A coalizão, liderada por Reino Unido e França, inclui mais de 30 nações. Ainda não está claro quais países confirmarão presença nas próximas reuniões. Oficialmente, o objetivo é negociar garantias de segurança que facilitem uma saída diplomática para o conflito.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais