Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Nova lei criminal da Indonésia exige supervisão pública, diz ministro

Indonésia implementa novo código penal herdado do período colonial; ministro defende supervisão pública para evitar abusos, com salvaguardas no código de procedimento que entra em vigor nesta sexta

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
People protest against a new criminal code in Jakarta
0:00
Carregando...
0:00
  • A Indonésia aprovou, em 2022, um novo código penal que substitui leis herdadas do período colonial holandês e entrará em vigor em 2 de janeiro, proibindo, entre outros, sexo fora do casamento e injúria ao estado.
  • O texto de 345 páginas foi criticado por ativistas de democracia que temem prejuízos a liberdades civis e à liberdade de expressão.
  • A ministra da Justiça, Supratman Andi Agtas, afirmou que a reforma é oportuna, mas alertou sobre o risco de abusos por autoridades e que o código pode não ser aplicado de forma adequada.
  • O código de procedimento penal, que entra em vigor na sexta-feira, traz salvaguardas e supervisão para evitar excessos no uso da nova lei, segundo a ministra e autoridades.

O governo da Indonésia destacou que o novo código penal, aprovado em 2022, entrará em vigor em 2 de janeiro. A reforma substitui leis herdadas do período colonial holandês e amplia poderes às autoridades. O objetivo é modernizar o marco legal, segundo autoridades.

O código prevê crimes como sexo fora do casamento e ultraje ao estado, o que tem gerado críticas de defensores de democracia. Ativistas temem restrições a liberdades civis e à liberdade de expressão, com risco de prisão para críticos do governo.

Salvaguardas e implantação

A ministra da Justiça, Supratman Andi Agtas, disse que a reforma é oportuna, mas alerta para o risco de abusos. O texto traz salvaguardas com um código de procedimento penal separado, que entrará em vigor na sexta-feira.

Ela informou que oficiais já foram informados sobre o novo código e que mecanismos de supervisão foram criados para evitar abusos de poder. A aprovação ocorreu em 2022, substituindo leis coloniais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais