- A União Europeia disse nesta quarta-feira que desenvolvimentos recentes nas províncias de Hadramout e Al Mahra podem criar novos riscos para a estabilidade do Golfo.
- Segundo a UE, as mudanças locais podem resultar em impactos negativos para a segurança da região.
- A instituição reafirma o compromisso com a unidade, soberania, independência e integridade territorial do Iêmen.
- A UE expressa apoio ao Conselho de Liderança Presidencial e ao Governo do Iêmen.
- A declaração enfatiza a continuidade da atuação europeia em busca de estabilidade regional.
A União Europeia disse nesta quarta-feira que desenvolvimentos recentes nas províncias iemenitas de Hadramout e Al Mahra podem elevar riscos à estabilidade do Golfo. A avaliação é de que as mudanças locais têm impactos regionais.
O bloco reafirmou o compromisso com a unidade, soberania, independência e integridade territorial do Iêmen, além de apoiar o Conselho de Liderança Presidencial e o Governo do Iêmen. A comunicação ocorreu por meio de um porta-voz.
Impacto na estabilidade regional
Segundo a UE, as situações em Hadramout e Al Mahra demandam monitoramento contínuo para evitar efeitos spillover. A organização afirma buscar vias diplomáticas e apoio às instituições iemenitas.
Além disso, o comunicado ressalta que a UE mantém diálogo com parceiros regionais para reduzir tensões e apoiar um caminho político estável no Iêmen, sem conduzir a julgamentos ou conclusões precipitadas.
Entre na conversa da comunidade