- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua equipe estão discutindo opções para adquirir a Groenlândia.
- A Groenlândia é apresentada pela Casa Branca como prioridade de segurança nacional dos EUA.
- O objetivo é dissuadir adversários na região ártica.
- Entre as opções em estudo está o uso das Forças Armadas dos Estados Unidos, que estaria sempre à disposição do presidente.
- a declaração foi emitida em resposta a perguntas da Reuters.
No dia 6 de janeiro, a Casa Branca informou que o presidente Donald Trump e nossa equipe discutem opções para adquirir a Groenlândia e que o uso das forças militares dos EUA é uma opção, segundo a nota oficial em Washington.
A declaração ressalta que a aquisição da Groenlândia é uma prioridade de segurança nacional dos Estados Unidos, com o objetivo de deter adversários na região ártica.
Segundo o comunicado, uma gama de opções está sendo avaliada para avançar esse objetivo de política externa, sempre incluindo a possibilidade do emprego militar, à disposição do comandante-chefe.
A Casa Branca informou que a posição foi anunciada em resposta a consultas da agência Reuters, que buscou detalhes sobre o tema.
A nota descreve o tema como parte de uma estratégia mais ampla de defesa e segurança nacional, sem indicar prazos ou etapas específicas para qualquer eventual acordo ou ação.
Entre na conversa da comunidade