Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Trump discute opções para Groenlândia; militar fica em aberto, diz Casa Branca

Casa Branca afirma que Trump e equipe estudam opções para adquirir Groenlândia, com uso das Forças Armadas como alternativa, para deter adversários

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
U.S. President Donald Trump speaks in the Oval Office as he signs an executive order, at the White House in Washington, D.C., U.S., December 18, 2025. REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua equipe estão discutindo opções para adquirir a Groenlândia.
  • A Groenlândia é apresentada pela Casa Branca como prioridade de segurança nacional dos EUA.
  • O objetivo é dissuadir adversários na região ártica.
  • Entre as opções em estudo está o uso das Forças Armadas dos Estados Unidos, que estaria sempre à disposição do presidente.
  • a declaração foi emitida em resposta a perguntas da Reuters.

No dia 6 de janeiro, a Casa Branca informou que o presidente Donald Trump e nossa equipe discutem opções para adquirir a Groenlândia e que o uso das forças militares dos EUA é uma opção, segundo a nota oficial em Washington.

A declaração ressalta que a aquisição da Groenlândia é uma prioridade de segurança nacional dos Estados Unidos, com o objetivo de deter adversários na região ártica.

Segundo o comunicado, uma gama de opções está sendo avaliada para avançar esse objetivo de política externa, sempre incluindo a possibilidade do emprego militar, à disposição do comandante-chefe.

A Casa Branca informou que a posição foi anunciada em resposta a consultas da agência Reuters, que buscou detalhes sobre o tema.

A nota descreve o tema como parte de uma estratégia mais ampla de defesa e segurança nacional, sem indicar prazos ou etapas específicas para qualquer eventual acordo ou ação.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais