Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Presidente alemão afirma que EUA destroem a ordem mundial

Presidente alemão critica política externa dos EUA, diz que ordem mundial corre risco de se transformar em covil de ladrões e cobra cooperação global

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
German President Steinmeier gives speech in Berlin
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, criticou fortemente a política externa dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump.
  • Steinmeier disse que o mundo não pode permitir que a ordem global se desintegre em um “ covil de saqueadores ”, onde os inconsequentes impõem regras.
  • Em comentário feito em tom incomum, ele destacou ações recentes, como a derrubada do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para ilustrar rupturas históricas na governança mundial.
  • O presidente afirmou que o comportamento dos EUA representa uma segunda ruptura histórica, após a anexação da Crimeia pela Rússia e a invasão da Ucrânia.
  • Ele argumentou que é preciso intervenção ativa em situações de ameaça e que países como Brasil e Índia devem ser convencidos a proteger a ordem mundial.

BERLIM, 8 jan – O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier criticou veementemente a política externa dos EUA sob o governo de Donald Trump e pediu que o mundo não permita que a ordem global se desintegre em um covil de ladrões.

Em falas durante um symposium na noite de quarta-feira, Steinmeier citou a saída de Nicolás Maduro da Venezuela e a invasão da Ucrânia como rupturas históricas, afirmando que o comportamento americano representa uma segunda falha de valores.

O posto de Steinmeier é essencialmente cerimonial, mas ele tem mais liberdade para manifestar opiniões, segundo observadores, e apontou quebra de valores por parte do principal aliado dos EUA.

Ele ressaltou a necessidade de intervenção ativa em situações de ameaça e disse que países como Brasil e Índia devem ser convencidos a defender a ordem mundial, para evitar desmoronamento global.

Segundo a Reuters, a reportagem é de Madeline Chambers, com edição de Alison Williams.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais