Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Austrália e Índia convidadas para reunião do G7 sobre minerais críticos

Australia e a Índia foram convidadas para a reunião do G7 sobre minerais críticos, buscando reforçar cadeias de suprimentos e reduzir dependência da China

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
U.S. President Donald Trump signs an executive order in the Oval Office of the White House
0:00
Carregando...
0:00
  • O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que a Austrália e outros países foram convidados para uma reunião de ministros de finanças do G7 que ele recebe em Washington na segunda-feira para discutir minerais críticos.
  • A Índia também foi convidada; não ficou claro se aceitou o convite.
  • O G7 reúne EUA, Reino Unido, Japão, França, Alemanha, Itália, Canadá e a União Europeia, muitos dos quais dependem de fornecimento de terras raras da China.
  • A Austrália assinou, em outubro, acordo com os EUA para conter o domínio chinês em minerais críticos, com um pipeline de projetos de 8,5 bilhões de dólares e uma reserva estratégica.
  • Países ocidentais buscam reduzir a dependência da China, que domina grande parte da cadeia de suprimentos de minerais críticos usados em tecnologia, energia renovável e defesa.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, informou que a Austrália e outros países foram convidados para uma reunião de ministros de finanças do G7, que ele está promovendo em Washington. O encontro, voltado a minerais críticos, ocorrerá na semana e terá foco em cadeias de suprimento.

Bessent relatou ter pressionado pela realização de um encontro separado sobre o tema desde a cúpula do G7 no ano passado. Os ministros já haviam feito, em dezembro, uma reunião virtual sobre o assunto, segundo a agenda do encontro.

A Índia também foi convidada a participar, segundo Bessent, que não confirmou se aceitou o convite. Ainda não ficou claro quais outros países receberam o convite.

Participantes e contexto

O G7 reúne EUA, Reino Unido, Japão, França, Alemanha, Itália, Canadá e a União Europeia, todos com dependência estratégica de minerais raros de fornecedores como a China. O grupo aprovou, no ano passado, um plano de ação para longevidade das cadeias de suprimentos.

A Austrália assinou, em outubro, um acordo com os EUA para conter a dominação chinesa em minerais críticos. O pacto inclui um pipeline de projetos estimado em 8,5 bilhões de dólares e a ideia de uma reserva estratégica para suprir metais como terras raras e lítio.

Canberra informou ter recebido interesse adicional de países europeus, Japão, Coreia do Sul e Singapura. A China domina grande parte da refinaria de minerais críticos, usados em tecnologias de defesa, semicondutores e energias renováveis.

As regiões ocidentais buscam reduzir a dependência de minerais críticos da China após controles de exportação anunciados pelo país. Informações destacam ainda que a China mantém compromissos de compra de soja dos EUA e de fornecimento de minerais a firmas americanas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais