- E um acordo de cooperação em energia nuclear entre Eslováquia e Estados Unidos deve ser assinado na próxima semana, conforme afirmou o primeiro-ministro brasileiro Robert Fico.
- O país já opera cinco reatores nucleares em duas usinas e busca, com a parceria norte-americana, construir uma nova unidade de cerca de 1,2 gigawatts (MW), maior que as atuais.
- A nova usina seria instalada em Jaslovské Bohunice, mantendo a total titularidade do estado.
- O governo eslovaco aprovou, em outubro, um acordo intergovernamental com os EUA para a construção da nova unidade, com expectativas de assinatura durante visitas diplomáticas previstas pelo premiê.
- Fico também mencionou que tem interesse em participar da assinatura de um acordo mais amplo de cooperação nuclear entre os dois países, em Washington, sem detalhar.
Slováquia vai assinar na próxima semana um acordo de cooperação em energia nuclear com os Estados Unidos, anunciou o primeiro-ministro Robert Fico. O texto visa facilitar a construção de uma nova unidade nuclear com apoio americano.
Segundo Fico, a usina terá capacidade de quase 1.200 MW, maior que as unidades atuais. O projeto será realizado em regime de propriedade estatal, no parque nuclear de Jaslovské Bohunice, sem mais detalhes apresentados.
O governo eslovaco aprovou, em outubro, um acordo intergovernamental com os EUA para a construção da nova unidade. Em dezembro, Fico disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, o convidou para os Estados Unidos durante a Copa do Mundo de futebol para a assinatura.
Entre na conversa da comunidade