Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Taiwan agradece Canadá pelo apoio antes da viagem do primeiro-ministro à China

Taiwan agradece Canadá pelo apoio frente aos exercícios chineses e ressalta aprofundamento das relações antes da viagem do primeiro-ministro Mark Carney à China

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Taiwan President Lai Ching-te poses for photo after inspecting reservists operating Taiwan made Hummer 2 Drone during a training session at Loung Te Industrial Parks Service Center in Yilan, Taiwan December 2, 2025. REUTERS/Ann Wang/File Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, agradeceu o apoio do Canadá durante as recentes manobras militares chinesas e elogiou o aprofundamento das relações, pouco antes da viagem do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, à China.
  • O Canadá, que não mantém relações diplomáticas formais com Taiwan, vem aumentando intercâmbios econômicos e políticos à medida que Pequim aumenta as ameaças à ilha.
  • Lai destacou avanços em três anos de cooperação, incluindo áreas como comércio e tecnologia, e citou o acordo de investimento assinado em dois mil e vinte e três.
  • O governo canadense expressou preocupação pública com os exercícios militares chineses em torno de Taiwan, reforçando a importância de manter o status quo pacífico na região.
  • Dois deputados do Partido Conservador canadense, que estavam em Taiwan, disseram ter mostrado apoio e destacaram que Taiwan tem amigos no parlamento do Canadá; dois membros encerraram a visita mais cedo.

Taipei, 13 jan (Reuters) – O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, agradeceu nesta terça-feira o apoio do Canadá durante exercícios militares chineses e destacou o aprofundamento dos laços entre os dois lados, pouco antes da viagem do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, à China.

Embora o Canadá não mantenha relações diplomáticas formais com Taiwan, amplos intercâmbios econômicos e políticos entre as partes têm aumentado frente a pressões de Beijing contra a ilha. O encontro ocorreu na presença de três membros da delegação, vindos do oposicionista Partido Conservador.

Dois legisladores do Partido Liberal de Carney encerraram a visita a Taiwan antes da viagem dele a Beijing, citando orientação do governo canadense para evitar ambiguidades na política externa antes da Missão.

Progresso nas relações

Lai ressaltou, diante dos três legisladores da oposição, os avanços em áreas como comércio e tecnologia, incluindo a assinatura, em 2023, de um acordo de investimento considerado relevante para as relações bilaterais. O presidente afirmou que as relações bilaterais continuam a se aprofundar e gerar resultados.

O mandatário taiwanês também elogiou a posição canadense frente aos exercícios militares chineses próximos a Taiwan, destacando a importância de manter o status quo pacífico e estável na região, visto como interesse de todas as partes e da comunidade internacional.

Contexto regional e próximos passos

Durante a leitura dos progressos, Carney deve abordar, em Beijing, questões ligadas a comércio e segurança internacional. O Canadá atravessa relações tensas com os Estados Unidos em meio a disputas comerciais e tensões com autoridades norte-americanas, incluindo possíveis impactos na atuação canadense na região do Indo-Pacífico.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais