- Trump disse que qualquer coisa menos Groenlândia nas mãos dos EUA é inaceitável, reiterando a demanda pelo território dinamarquês.
- Ele afirmou que os EUA precisam da Groenlândia para a segurança nacional e que a OTAN deveria liderar esse objetivo.
- A declaração foi feita poucas horas antes de uma reunião na Casa Branca sobre o tema.
- Os ministros de Relações Exteriores da Dinamarca e de Groenlândia devem se encontrar com o vice-presidente JD Vance na Casa Branca nesta quarta-feira, após semanas de pressões do presidente.
- Trump afirmou que a OTAN se torna mais formidável e eficaz com Groenlândia em mãos americanas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que apenas Greenland nas mãos dos EUA é aceitável, reforçando sua demanda sobre o território dinamarquês pouco antes de uma reunião na Casa Branca sobre o tema. Ele disse que a Greenland é vital para a segurança nacional e para o projeto da “Golden Dome”.
Trump afirmou que a presença de Greenland nos EUA tornaria a OTAN mais forte e eficaz, e que qualquer outra circunstância seria aceitável. O comentário foi feito em postagem nas redes sociais, na véspera de o governo americano discutir o assunto com Dinamarca e Groenlândia.
Agenda da reunião
Danish and Greenland foreign ministers vão se reunir com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Casa Branca nesta quarta-feira, após semanas de tensões diplomáticas sobre o tema. O encontro ocorre em Washington, para tratar do futuro da relação e do território.
A dupla do Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca e de Groenlândia participa da reunião a convite dos EUA, em meio a pressões para definir o status político e estratégico da ilha, que é alvo de mediações internacionais.
Entre na conversa da comunidade