- O Dia da Independência do Brasil será celebrado em 7 de setembro com um desfile cívico-militar no Centro do Rio de Janeiro.
- O evento ocorrerá das 6h às 11h30 e contará com a participação das forças armadas, polícias e entidades civis.
- A Prefeitura do Rio implementará um esquema especial de interdições a partir das 2h30 da madrugada do dia 7 para garantir a fluidez do trânsito.
- Motoristas devem utilizar rotas alternativas, como a Via Expressa do Porto e o Túnel Marcello Alencar, para evitar bloqueios na Avenida Presidente Vargas.
- O desfile incluirá o acendimento da pira com o Fogo Simbólico da Pátria e contará com desfiles de tropas, viaturas e sobrevoos de aeronaves.
O Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, será marcado por um desfile cívico-militar no Centro do Rio de Janeiro. O evento, que começa às 6h e vai até 11h30, contará com a participação de diversas forças armadas e civis, além de manifestações políticas.
Para garantir a fluidez do trânsito, a Prefeitura do Rio, através do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), implementará um esquema especial de interdições. As alterações nas vias terão início às 2h30 da madrugada do dia 7. Motoristas são orientados a utilizar rotas alternativas, como a Via Expressa do Porto e o Túnel Marcello Alencar, para evitar os bloqueios na Avenida Presidente Vargas.
Detalhes do Desfile
O desfile contará com a presença da Marinha, do Exército, da Força Aérea, além das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. Também participarão escolas e entidades civis. Entre as atrações, estão programados desfiles de tropas a pé, viaturas blindadas, motocicletas, cavalaria e sobrevoos de aeronaves.
A cerimônia terá início com o acendimento da pira com o Fogo Simbólico da Pátria, um importante símbolo da união nacional. O evento é uma oportunidade para celebrar a proclamação da independência do Brasil de Portugal, ocorrida em 1822, e é um feriado nacional em todo o país.
A CET-Rio também suspenderá a Área de Proteção ao Ciclismo de Competição na região do Porto durante o desfile, assim como o horário de lazer na Praça Cruz Vermelha, que ficará interrompido até o término das festividades.