- O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou das ações do programa Agora Tem Especialistas com a etnia Zo’é, em Óbidos, Pará, e assinou termo de cooperação com a Fundação Dieter Morszeck para ampliar ações no Baixo Amazonas.
- A parceria com o DSEI Guamá-Tocantins prevê uso de aeronaves, equipes médicas qualificadas, apoio logístico, envio de insumos, medicamentos, vacinas e transporte de pacientes em situações de urgência.
- Também inclui a doação de equipamentos médicos, como raio-X portátil, eletrocardiógrafo portátil e analisador de hemograma (POC).
- No território Zo’é, ocorre a segunda etapa de colecistectomias por videolaparoscopia entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2025, beneficiando cinco pacientes, com participação de pelo menos dez profissionais.
- O Ministério lançou o Dia D de vacinação contra influenza na região Norte e anunciou a construção de uma UPA 24h em Santarém, para atender a região oeste do Pará.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do programa Agora Tem Especialistas no território Zo’é, em Óbidos (PA). A ação, realizada entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2025, envolve parceria com a Fundação Dieter Morszeck para ampliar ações no Baixo Amazonas.
O acordo assinado prevê cooperação com o DSEI Guamá-Tocantins, com uso de aeronaves, equipes médicas e apoio logístico para transporte de pacientes em situação de urgência, além de envio de insumos, vacinas e profissionais. Também há doação de equipamentos, como raio-x portátil e eletrocardiógrafo.
A iniciativa contempla a segunda etapa de colecistectomias por videolaparoscopia dentro da comunidade Zo’é, iniciada em agosto. Em 29 nov–1 dez/2025 são atendidos cinco pacientes, com cerca de dez profissionais envolvidos, entre médicos, enfermeiros, anestesistas e cirurgiões.
Ação de vacinação e infraestrutura
Antes da visita, Padilha lançou o Dia D de vacinação contra influenza na região Norte. A mobilização visa cobrir crianças, gestantes, idosos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas, com mais de 3 milhões de doses distribuídas nos sete estados da região.
Ainda durante a programação, foi anunciada a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) em Santarém, com atuação na vigilância em saúde e resposta a emergências climáticas. A unidade ficará no conjunto Salvação e atenderá a região oeste do Pará.