Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Joias são apreendidas em operação sobre emendas contra assessora da Câmara

Joias apreendidas na operação Transparência serão periciadas; depoimentos indicam atuação direta de Tuca na operacionalização de emendas, possivelmente por ordens da antiga Presidência

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Veja joias encontradas durante operação sobre emendas contra assessora da Câmara
0:00 0:00
  • A Polícia Federal apreendeu joias no apartamento da assessora da Câmara, Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, durante a Operação Transparência.
  • A perícia vai analisar as joias e estimar os valores, e a operação também levou o celular e outros pertences da funcionária.
  • A ação investiga irregularidades na indicação de emendas parlamentares vinculadas a Mariângela, que atua na liderança do PP.
  • Depoimentos indicam atuação direta de Tuca na operacionalização de emendas, possivelmente sob ordens da antiga Presidência; a sala da Presidência era usada por ela desde 2022.
  • A defesa nega irregularidades, dizendo que a atuação foi técnica e seguiu decisões da Presidência e de líderes; o presidente da Câmara, Hugo Motta, saiu em defesa da funcionária.

A Polícia Federal investiga irregularidades na indicação de emendas parlamentares envolvendo a assessora Mariângela Fialek, a chamada Tuca. Nesta sexta-feira, a operação chamada Transparência cumpriu mandados na Câmara dos Deputados e na residência da funcionária, em Brasília. Os agentes apuram a atuação de emendas sob supostas ordens da antiga Presidência.

Durante as buscas, foram apreendidas joias no apartamento de Tuca. A PF informou que realizará perícia para estimar o valor dos itens. A ação também mobilizou salas usadas pela assessora na Câmara, incluindo uma sala da Presidência que passou a ser utilizada por ela desde 2022, na gestão de Arthur Lira.

A defesa de Mariângela sustenta atuação técnica e conforme decisões da Presidência e dos líderes partidários. O presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou a competência e a dedicação de Tuca. A Procuradoria-Geral da República concordou com a operação, que também envolveu depoimentos de parlamentares colhidos na investigação.

Investigação em andamento

  • Ato busca esclarecer encaminhamentos de emendas e eventuais desvios.
  • Depoimentos indicam atuação direta de Tuca na operacionalização de emendas.
  • A PF continua levantando documentos e analisando a participação de autoridades no esquema.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais