Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Trump diz que Microsoft pagará mais pela energia dos centros de dados

Trump anuncia que data centers da Microsoft não aumentarão tarifas de energia, sem subsídios nem descontos fiscais

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
A Microsoft data center in Aldie, Virginia, on 28 October 2025.
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente Donald Trump disse que vai trabalhar com grandes empresas de tecnologia para que os grandes data centers, importantes para IA, não aumentem as contas de luz nos EUA; a Microsoft foi anunciada como “primeira” a entrar no plano.
  • Brad Smith, presidente da Microsoft, apresentou a iniciativa Community-First AI Infrastructure, que busca reduzir o uso de água e evitar que o consumo de energia dos centros de dados aumente as tarifas das residências.
  • Em cidades onde a Microsoft possui data centers, a empresa manterá impostos sobre propriedade e não aceitará reduções fiscais nem descontos nas tarifas de energia.
  • A medida surge em meio a protestos locais contra o crescimento de data centers, que levantam preocupações sobre custo de energia, uso de água e impactos ambientais.
  • Trump já adotou ações para acelerar IA e infraestrutura, e agora afirma estar iniciando o plano de redução de contas de energia com a Microsoft, trabalhando com outras empresas do setor.

O presidente Donald Trump afirmou que está alinhando ações com grandes empresas de tecnologia para que os grandes data centers, essenciais para a IA, não aumentem as contas de energia nos EUA. Trump destacou que a Microsoft seria a primeira a participar dessa iniciativa. A declaração foi feita nesta terça, em um formato anunciado pelo governo.

Brad Smith, presidente da Microsoft, apresentou o plano em um evento próximo à Casa Branca intitulado Community-First AI Infrastructure. Segundo Smith, a meta é reduzir o consumo de água e evitar que o uso de eletricidade pelos data centers impacte as tarifas de luz dos consumidores.

A empresa afirmou que, onde houver data centers da Microsoft, serão pagos impostos sobre propriedade e não haverá isenções fiscais nem descontos nas tarifas de energia. A medida visa equilibrar o custo da infraestrutura de IA com o interesse das comunidades locais.

Trump tem promovido ações relacionadas à IA durante seu atual mandato, recebendo CEOs de tecnologia no Planalto e em Mar-a-Lago. O governo vem adotando medidas para desregulamentar IA, acelerar a inovação e facilitar autorizações para infraestrutura de dados.

Organizações têm ouvido relatos de comunidades preocupadas com aumento de tarifas, consumo de água e impactos ambientais. A oposição a projetos de data centers já se vê em estados como Oklahoma, Tennessee, Louisiana, Oregon, Califórnia e Nova York, entre outros.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais