- O desabamento ocorreu no aterro Binaliw, na cidade de Cebu, Filipinas central, às 16h17 de 8 de janeiro, quando havia 110 trabalhadores no local.
- Pelo menos uma pessoa ficou morta e dezenas estariam desaparecidas, segundo informações divulgadas pela prefeitura.
- Equipes de busca e resgate, polícia, brigadas de incêndio e militares foram acionadas; ambulâncias, caminhões de bombeiros e torres de iluminação foram mobilizados.
- Autoridades coordenam com agências nacionais e a gestão do aterro para avaliar a situação e prestar assistência às famílias das vítimas.
- Fotos divulgadas pelo prefeito Nestor Archival mostram danos em estruturas do aterro e nas instalações do operador.
O acidente ocorreu no fim da tarde de sexta-feira, 8 de janeiro, no aterro Binaliw, em Cebu City, nas Filipinas. Treze operários estavam no local quando a estrutura que abrigava as atividades desabou às 16h17. Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas continuam desaparecidas, segundo as informações iniciais.
De acordo com o prefeito de Cebu City, Nestor Archival, as equipes de busca e resgate trabalham no local desde o desab. Em fotos divulgadas por ele, são visíveis danos a estruturas e instalações operadas pela empresa responsável pelo aterro.
A operação envolve unidades de proteção civil, polícia, corporações de bombeiros e o exército, além de ambulâncias, caminhões de combate a incêndio e torres de iluminação. Autoridades estão coordenando com agências nacionais e a gestão do aterro para mapear os riscos e prestar assistência às famílias.
Entidades locais disseram que haverá avaliação técnica após o desab para determinar causas prováveis e medidas de segurança. Enquanto isso, a prioridade é o atendimento às vítimas e a comunicação com parentes afetados, conforme informado pela prefeitura.
Entre na conversa da comunidade