10 de mai 2025
Eduardo Leite se filia ao PSD e se coloca como candidato à presidência em 2026
Eduardo Leite se filia ao PSD e se coloca como candidato à presidência em 2026, buscando superar a polarização política.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em entrevista à Folha; ele é cotado para concorrer ao Palácio do Planalto em 2026 (Foto: Bruno Santos - 1º.fev.23/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Eduardo Leite se filia ao PSD e se coloca como candidato à presidência em 2026
Ouvir a notícia
Eduardo Leite se filia ao PSD e se coloca como candidato à presidência em 2026 - Eduardo Leite se filia ao PSD e se coloca como candidato à presidência em 2026
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou sua filiação ao PSD nesta sexta-feira, 9, após 24 anos no PSDB. Leite se posiciona como candidato à presidência em 2026, destacando a necessidade de um projeto que supere a polarização política no Brasil.
Durante o ato de filiação em São Paulo, Leite afirmou que deseja contribuir para um projeto que busque a superação da polarização. Ele declarou: “Me disponho vivamente a liderá-lo com muita responsabilidade”. O governador também expressou respeito por outros possíveis candidatos do PSD, como Ratinho Júnior, governador do Paraná, e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.
Leite criticou a atual situação do PSDB, afirmando que o partido perdeu protagonismo e que a fusão com o Podemos representa uma nova fase. Ele disse: “O PSDB a que me filiei está deixando de existir”. O ex-tucano também comentou que não pretende ser candidato a qualquer custo e que está aberto a apoiar outros nomes, caso isso beneficie o partido.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, elogiou Leite, destacando sua experiência e potencial como líder. Kassab reafirmou a intenção do PSD de ter um candidato próprio em 2026, mas também mencionou a possibilidade de apoiar Tarcísio de Freitas. Leite, por sua vez, não descartou a candidatura ao Senado caso não se viabilize como presidenciável.
A filiação de Leite ao PSD ocorre em um momento em que o partido busca se fortalecer e se reinventar. Com a saída do governador gaúcho, o PSDB vê sua influência diminuir, restando apenas um chefe de Executivo estadual em seus quadros.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.