Mais de 5.600 militares são mobilizados para garantir segurança em Lima e El Callao
O Ministério da Defesa do Peru anunciou a convocação de 5.600 militares das Forças Armadas para reforçar a segurança em Lima e El Callao, que estão sob estado de emergência. A decisão foi comunicada na quinta-feira, dia 28, e visa aumentar a segurança nas principais ruas e avenidas dessas cidades.
O governo ordenou que os comandos operacional central, marítimo e aéreo utilizem suas capacidades e recursos humanos para intensificar as ações de segurança. Os militares serão responsáveis por vigilância, patrulha e controle de identidade, com o objetivo de localizar pessoas procuradas pela Justiça.
Na terça-feira, dia 26, o governo prorrogou o estado de emergência por 45 dias, que foi inicialmente decretado em 27 de setembro. Essa medida permite que as Forças Armadas apoiem a polícia na manutenção da ordem pública, em resposta ao aumento da criminalidade.
O decreto do Poder Executivo especifica a continuidade do estado de emergência em diversas áreas de Lima, incluindo Ate, Ancón, Carabayllo, Comas, Independencia, Los Olivos, Lurigancho - Chosica, Puente Piedra, Rímac, San Martín de Porres, San Juan de Lurigancho, Santa Rosa, Villa El Salvador, além de Ventanilla em El Callao.