A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, localizada no Sul de Minas Gerais, ampliou a proibição da execução de músicas de funk, que já estava em vigor nas escolas municipais, para veículos de recreação. O decreto 5.905, assinado pelo prefeito Felipe Carielo (PSD) em 6 de janeiro de 2025, proíbe especificamente a Carreta Furacão da […]
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, localizada no Sul de Minas Gerais, ampliou a proibição da execução de músicas de funk, que já estava em vigor nas escolas municipais, para veículos de recreação. O decreto 5.905, assinado pelo prefeito Felipe Carielo (PSD) em 6 de janeiro de 2025, proíbe especificamente a Carreta Furacão da Alegria, que anima as ruas da cidade com dançarinos caracterizados. A decisão visa proteger o desenvolvimento moral e a imagem de crianças e adolescentes.
O decreto estabelece que não apenas o funk, mas também músicas que contenham apologia ao crime, referências a automutilação, conteúdo pornográfico, linguajar obsceno e apologia ao uso de drogas e tabaco estão proibidas. A Carreta Furacão é mencionada diretamente no documento, que proíbe sua circulação com esse tipo de conteúdo musical.
A fiscalização da nova medida será realizada pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio de diretores e supervisores de escolas. Além disso, a prefeitura disponibilizará um canal para que os cidadãos possam denunciar possíveis infrações à nova regra.
Essa ação do prefeito Carielo segue uma tendência de controle sobre o conteúdo musical acessível a crianças e adolescentes, refletindo uma preocupação com os valores e a identidade da juventude local. A proibição anterior do funk nas escolas já havia gerado repercussão, e agora a extensão da medida para eventos recreativos reforça a postura rigorosa da administração municipal.
Entre na conversa da comunidade