O deputado federal Eros Biondini (PL) anunciou a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a idade mínima para concorrer à Presidência da República e ao Senado Federal, atualmente fixada em 35 anos. Se aprovada, a nova idade mínima passaria a ser 30 anos. Biondini revelou que a proposta, a […]
O deputado federal Eros Biondini (PL) anunciou a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a idade mínima para concorrer à Presidência da República e ao Senado Federal, atualmente fixada em 35 anos. Se aprovada, a nova idade mínima passaria a ser 30 anos. Biondini revelou que a proposta, a ser protocolada em fevereiro, tem como inspiração o deputado Nikolas Ferreira, um de seus aliados mais próximos.
Biondini destacou a relevância de Nikolas Ferreira na política atual, afirmando que ele poderia ser um forte candidato da direita, especialmente na ausência de Jair Bolsonaro na corrida presidencial. “Não tenho dúvidas que elegeríamos ele (Nikolas), caso esta PEC seja aprovada”, afirmou o deputado. Nikolas, por sua vez, comemorou a iniciativa em suas redes sociais, ressaltando que a PEC, se aprovada pelo Congresso, não necessitará de sanção do presidente Lula.
Para que a PEC avance na Câmara dos Deputados, é necessário o apoio de um terço dos parlamentares, totalizando 171 assinaturas. Se Biondini conseguir esse apoio, a proposta seguirá para as comissões principais antes de ser votada em dois turnos no plenário. Após a aprovação na Câmara, a PEC será encaminhada ao Senado para nova análise.
Além de beneficiar Nikolas Ferreira, Biondini acredita que a proposta pode incentivar a participação de lideranças jovens na política. Ele mencionou sua filha, Chiara Biondini (PP), que se tornou a deputada estadual mais jovem do Brasil ao ser eleita com apenas 20 anos, assumindo o cargo no dia seguinte ao seu aniversário de 21 anos.
Entre na conversa da comunidade