No dia 21 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Universidade Zumbi dos Palmares lançará o movimento “Diversidade Sim!”. A iniciativa surge como resposta ao discurso e decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, segundo a universidade, promove a proibição de políticas públicas e privadas […]
No dia 21 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Universidade Zumbi dos Palmares lançará o movimento “Diversidade Sim!”. A iniciativa surge como resposta ao discurso e decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, segundo a universidade, promove a proibição de políticas públicas e privadas voltadas à inclusão e diversidade. O reitor Dr. José Vicente lidera a ação, que incluirá um abaixo-assinado e um manifesto, além da adesão de empresas e entidades comprometidas com a causa no Brasil.
O movimento visa unir esforços para preservar os direitos conquistados por grupos como a população LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), autistas, negros e indígenas. O reitor destacou que “o propósito do movimento é unir forças para não perdermos as conquistas duramente alcançadas”. A proposta é fortalecer a luta por inclusão e diversidade em um contexto de crescente polarização.
Entre as medidas propostas pela UniZumbi, está a criação de uma “rede nacional” de instituições dedicadas à promoção da diversidade e equidade. Além disso, a universidade sugere a formação de uma Frente Parlamentar no Congresso para atuar em defesa dessas causas e a realização de uma pesquisa nacional para monitorar e fortalecer programas de diversidade nos setores público e privado.
A iniciativa “Diversidade Sim!” representa um esforço significativo para mobilizar a sociedade civil e as instituições em torno da proteção e promoção dos direitos de grupos historicamente marginalizados, buscando garantir que as conquistas sociais sejam mantidas e ampliadas.
Entre na conversa da comunidade