O novo Papa, Leão XIV, é considerado moderado e tem boas relações com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele é o cardeal Robert Francis Prevost, um americano que viveu muito tempo no Peru. Prevost deveria participar da Assembleia Geral dos bispos do Brasil, que foi cancelada após a morte do Papa Francisco. Ele é amigo de dom Jaime Spengler, presidente da CNBB. Prevost chegou ao Peru na década de 1980 e se tornou bispo em 2014. A Igreja Católica no Peru tem se tornado mais conservadora nos últimos anos, mas Prevost se destacou como moderado durante o papado de Francisco, sendo vice-presidente da Conferência Episcopal do Peru até 2023. Ele foi nomeado cardeal em setembro de 2023.
O novo Papa, Leão XIV, foi eleito após a morte do Papa Francisco. O cardeal Robert Francis Prevost, naturalizado peruano, é visto como um líder moderado e próximo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Prevost, que passou a maior parte de sua vida religiosa no Peru, foi nomeado cardeal em setembro de 2023.
Prevost tinha planos de participar da Assembleia Geral dos bispos do Brasil, marcada para o fim de abril, mas o evento foi cancelado em razão do falecimento de Francisco. O novo Papa é amigo de Dom Jaime Spengler, cardeal arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, ambos considerados moderados.
Trajetória de Prevost
Nascido em Chicago, Prevost chegou ao Peru na década de 1980 e atuou como bispo de Chiclayo a partir de 2014. Ele se destacou na Conferência Episcopal do Peru, onde foi vice-presidente de 2018 a 2023. Sua ascensão ocorreu durante o papado de Francisco, que o nomeou cardeal.
A Igreja Católica peruana, que se tornou mais conservadora nas últimas décadas, foi influenciada por Dom Juan Luis Cipriani, arcebispo emérito de Lima. Cipriani, ligado ao Opus Dei, apoiou regimes conservadores e teve grande influência durante os papados de João Paulo II e Bento XVI. Com a morte de Francisco, a expectativa é que Prevost traga uma nova abordagem mais moderada à Igreja.
Contexto Latino-Americano
A Teologia da Libertação, que surgiu no Peru, foi um movimento progressista influente nas décadas de 1970 e 1980, mas enfrentou repressão sob papados anteriores. Prevost, por sua vez, representa uma continuidade da linha moderada iniciada por Francisco, que buscou um diálogo mais aberto com as questões sociais da América Latina.
Entre na conversa da comunidade