11 de mai 2025
Gilberto Waller Junior exonera diretor do INSS e nomeia nova responsável por benefícios
Gilberto Waller Junior, presidente do INSS, pede esclarecimentos a Mário Sória e nomeia Márcia Eliza para a diretoria de Benefícios.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, durante entrevista à Folha em seu gabinete na sede do INSS, em Brasília. (Foto: Pedro Ladeira - 10.mai.25/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Gilberto Waller Junior exonera diretor do INSS e nomeia nova responsável por benefícios
Ouvir a notícia
Gilberto Waller Junior exonera diretor do INSS e nomeia nova responsável por benefícios - Gilberto Waller Junior exonera diretor do INSS e nomeia nova responsável por benefícios
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Junior, determinou que o diretor substituto de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, Mário Sória, preste esclarecimentos à Comissão de Ética Pública. Sória, que possui participação em duas empresas do setor previdenciário, não será efetivado no cargo. Márcia Eliza de Souza será nomeada para a diretoria de Benefícios, responsável por uma folha de pagamentos de R$ 1 trilhão por ano.
A nomeação de Márcia Eliza deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 12 de maio de 2025. Sória, que atua como diretor de tecnologia desde o final de 2023, assumiu interinamente a diretoria de Benefícios após a operação Sem Desconto, que resultou no afastamento de Vanderlei Barbosa dos Santos em abril. Sória é sócio da consultoria Andaluz Investimentos e da Longeve Educação, que atuam na área de previdência.
Waller Junior afirmou que não considera normal a participação de Sória nas empresas e determinou a consulta à Comissão de Ética. A Andaluz oferece consultoria sobre previdência complementar, enquanto a Longeve presta serviços de gestão previdenciária. Ambas as empresas negaram conflito de interesses, mas a Longeve não respondeu à reportagem.
Mudanças na Direção do INSS
Márcia Eliza, que já ocupou a diretoria de Benefícios, é reconhecida por sua atuação em barrar irregularidades nos descontos associativos. Waller Junior destacou sua experiência, afirmando que ela é uma profissional tecnicamente preparada e séria. Com sessenta anos e quarenta e um anos de serviço público, Márcia já exerceu diversas funções no INSS, incluindo procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada.
Após a operação Sem Desconto, Waller Junior iniciou uma reestruturação no INSS, recebendo autonomia do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, para nomear e exonerar cargos. O INSS, antes dependente do Ministério da Previdência, agora pode realizar contratações de forma mais independente. Waller Junior enfatizou que as nomeações são feitas com base na adequação técnica dos candidatos, sem considerar indicações políticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.