12 de mai 2025
Alckmin apoia missão do Senado para dialogar sobre tarifas comerciais com os EUA
Vice presidente Geraldo Alckmin apoia missão parlamentar aos EUA para discutir tarifas sobre aço e fortalecer comércio exterior brasileiro.
Alckmin e Nelsinho Trad discutem missão parlamentar aos Estados Unidos para abrir diálogo sobre tarifas com congressistas americanos. (Foto: Sheyla Leal/Ascom Nelsinho Trad/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Alckmin apoia missão do Senado para dialogar sobre tarifas comerciais com os EUA
Ouvir a notícia
Alckmin apoia missão do Senado para dialogar sobre tarifas comerciais com os EUA - Alckmin apoia missão do Senado para dialogar sobre tarifas comerciais com os EUA
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou apoio técnico para uma missão parlamentar liderada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad, aos Estados Unidos. A viagem, prevista para junho, visa dialogar sobre as tarifas impostas pelo governo americano a produtos brasileiros, especialmente o aço. Uma audiência pública ocorrerá em 29 de maio, com a participação de especialistas.
Alckmin contestou a afirmação de Washington de que o Brasil aplica tarifas médias de 11% sobre produtos dos EUA, argumentando que o índice real é de 2,9%, considerando regimes especiais e isenções. O vice-presidente também se ofereceu para integrar o grupo de trabalho criado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que discute o aumento das tarifas americanas.
A proposta de Trad, apresentada em abril, busca fortalecer a estratégia de comércio exterior do Brasil e preparar suas cadeias produtivas para enfrentar o protecionismo internacional. Alckmin compartilhou atualizações sobre negociações com autoridades dos EUA, incluindo conversas com o secretário de Comércio, Howard Lutnick, e a Representação do Comércio dos EUA (USTR).
A audiência pública contará com a presença de figuras importantes, como Jorge Viana da ApexBrasil, Roberto Azevêdo, ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), e Rubens Barbosa, do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.