12 de mai 2025
PSD busca ampliar influência com possível adesão de governadores, incluindo Paulo Dantas
Kassab articula filiações ao PSD, com foco em Paulo Dantas e Eduardo Riedel, visando ampliar influência entre governadores.
Kassab, presidente do PSD (Partido Social Democrático) (Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo/01-01-2023)
Ouvir a notícia:
PSD busca ampliar influência com possível adesão de governadores, incluindo Paulo Dantas
Ouvir a notícia
PSD busca ampliar influência com possível adesão de governadores, incluindo Paulo Dantas - PSD busca ampliar influência com possível adesão de governadores, incluindo Paulo Dantas
Após conquistar quatro governadores, o PSD, sob a liderança de Gilberto Kassab, intensifica esforços para expandir sua influência entre os Executivos estaduais, especialmente no Nordeste. Recentemente, Kassab se encontrou com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, que está considerando a migração para o PSD.
O encontro ocorreu em Maceió, durante a filiação do deputado federal Luciano Amaral ao PSD. Amaral, que era do PV, é aliado de Dantas, e sua adesão é vista como um passo para aproximar o governador do partido. Presentes estavam também o senador Renan Calheiros e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Nos bastidores, aliados de Dantas afirmam que ele avalia positivamente o convite de Kassab, mas a mudança deve ocorrer apenas após abril de 2026.
Estratégia de Sucessão
Dantas está focado na articulação de sua sucessão em 2026, preferindo Renan Filho como candidato. Ele não pretende disputar nenhum cargo eletivo nesse ano para evitar que seu vice, Ronaldo Lessa, assuma o governo e fortaleça sua candidatura. A permanência no MDB até abril de 2026 permitirá a Dantas construir sua candidatura sem gerar tensões com sua atual legenda.
Outro governador em negociação com o PSD é Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul. O partido de Kassab pode alcançar até seis governadores se conseguir a filiação de Riedel, que também é sondado pelo PL. Uma reunião entre Riedel e dirigentes do PL está agendada para o dia 21.
Cautela nas Negociações
Fontes próximas a Riedel indicam cautela em relação à adesão ao PL, já que ele mantém uma base política ampla, incluindo partidos de diferentes espectros. A imagem de moderação que Riedel cultivou é considerada um ativo importante para futuras articulações. A filiação ao PL poderia ser vista como um movimento de radicalização, dificultando seu diálogo com diversos grupos políticos. O PSD, por outro lado, oferece uma plataforma mais centrada, atraindo nomes com perfil semelhante ao de Riedel.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.