Durante uma coletiva, o presidente Lula afirmou que alguns partidos que fazem parte de sua base governamental são vistos como “de oposição”. Ele foi questionado sobre mudanças em ministérios e a possibilidade de candidatos para as eleições em São Paulo, mas não deu respostas diretas. Lula anunciou que fará uma reunião ministerial para discutir política com todos os partidos, incluindo aqueles que têm ministros no governo, e destacou que a troca de ministros é uma decisão pessoal que ele toma quando necessário.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, revelou em coletiva nesta terça-feira que considera alguns partidos de sua base como “de oposição”. O comentário surgiu durante questionamentos sobre recentes mudanças ministeriais e possíveis candidaturas em São Paulo.
Lula foi indagado sobre a troca de Márcio Macêdo por Guilherme Boulos na Secretaria-Geral da Presidência e sobre a intenção de candidaturas de Geraldo Alckmin e Fernando Haddad. O presidente não confirmou as mudanças, mas destacou que haverá um momento para discutir política.
Reunião Ministerial
O presidente anunciou uma reunião ministerial para abordar decisões políticas, incluindo a participação de partidos que, segundo ele, têm um pé em cada canoa no cenário eleitoral. Lula enfatizou que a troca de ministros é uma questão pessoal e que ele decidirá quando necessário.
Atualmente, dez dos trinta e oito ministros do governo são de cinco partidos que mantêm uma relação ambígua com a administração. A reunião visa alinhar interesses e fortalecer a base governamental em meio a um cenário político desafiador.
Entre na conversa da comunidade