A Justiça da Espanha convocou o jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio para uma audiência marcada para o dia 6 de fevereiro. A intimação, realizada em 27 de janeiro, está relacionada a um pedido do Brasil para que Eustáquio cumpra pena na Espanha, em decorrência de suas ações durante os atos golpistas de 8 de janeiro. No […]
A Justiça da Espanha convocou o jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio para uma audiência marcada para o dia 6 de fevereiro. A intimação, realizada em 27 de janeiro, está relacionada a um pedido do Brasil para que Eustáquio cumpra pena na Espanha, em decorrência de suas ações durante os atos golpistas de 8 de janeiro.
No Brasil, Eustáquio enfrenta acusações de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ameaças e corrupção de menores. Ele é um dos blogueiros alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e, assim como Allan dos Santos, que reside nos Estados Unidos, é alvo de investigações por sua tentativa de reverter a ordem democrática.
Em 2023, o ministro Alexandre de Moraes solicitou a inclusão do nome de Eustáquio na lista da Interpol. A audiência também abordará um pedido de extradição feito pelo Brasil. Eustáquio reside na Espanha desde o ano passado, após ter vivido no Paraguai.
A defesa de Eustáquio declarou que utilizará a audiência para invocar a Constituição espanhola, que estabelece que “nenhum estrangeiro será devolvido ao seu país de origem por questões políticas”. Essa argumentação pode influenciar o desfecho do caso, considerando o contexto político envolvido.