07 de fev 2025
Estudo de Harvard revela como iniciar e manter a prática de exercícios físicos
Especialistas afirmam que apenas 10 minutos diários de exercício são eficazes. Exercícios curtos reduzem riscos cardiovasculares e melhoram a saúde mental. Correr queima cerca de 100 calorias em 10 minutos para quem pesa 70 kg. Atividade física breve melhora a concentração e reduz sintomas de depressão. Iniciar com 10 minutos pode aumentar a autoestima e a qualidade de vida.
10 minutos pode ser o tempo que você precisa (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Estudo de Harvard revela como iniciar e manter a prática de exercícios físicos
Ouvir a notícia
Estudo de Harvard revela como iniciar e manter a prática de exercícios físicos - Estudo de Harvard revela como iniciar e manter a prática de exercícios físicos
A falta de tempo é a desculpa mais comum para a não adoção de atividades físicas, segundo a cardiologista Lauren Elson, da Faculdade de Medicina de Harvard. Em um estudo realizado com a instrutora de fitness Michele Stanten, Elson destaca que mesmo 600 segundos diários de exercício podem impactar positivamente a saúde. Para iniciantes, é essencial encontrar prazer na atividade, e dedicar apenas alguns minutos já representa uma melhoria significativa na qualidade de vida.
O professor de educação física Lucas Martino recomenda que iniciantes comecem com uma corrida de uma quadra e caminhem três, durante meia hora. Juliet McGrattan, médica e autora de "The Active Woman’s Guide to Health", sugere que 10 minutos de atividade são uma meta acessível, podendo ser realizados em pequenos intervalos. Um estudo do Journal of the American College of Cardiology revela que correr, independentemente da duração, reduz em 30% o risco de morte por causas cardiovasculares.
Além dos benefícios cardiovasculares, a prática regular de exercícios curtos melhora a densidade óssea e a saúde das articulações, reduzindo o risco de doenças como osteoporose. Elson explica que a atividade física ativa as células e melhora a condição física geral. Martino ressalta que, após um mês de prática diária, as pessoas notam uma diminuição na sensação de cansaço e uma maior facilidade em realizar atividades cotidianas.
A atividade física também traz ganhos para a saúde mental. Pesquisas indicam que 10 minutos de exercício podem melhorar o humor e reduzir sintomas de depressão. Correr libera endorfinas, que promovem uma sensação de bem-estar. Martino sugere que correr durante o trabalho pode ajudar na concentração e na resolução de problemas. Além disso, um estudo da revista Sleep Medicine aponta que correr ajuda a adormecer mais rapidamente e a ter um sono mais profundo, enquanto a The Lancet sugere que corredores podem viver até três anos a mais. O foco deve ser em iniciar com metas pequenas e alcançáveis, criando uma base para um estilo de vida ativo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.