Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Setor de saúde lidera fusões e aquisições no Brasil com R$ 90 bilhões em transações

Setor de saúde no Brasil se destaca em M&A, mesmo com desaceleração global; movimentação totaliza R$ 112,6 bilhões no primeiro trimestre de 2025.

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
0:00
Carregando...
0:00

No primeiro trimestre de 2025, as transações de fusões e aquisições (M&A) no Brasil desaceleraram, mas o setor de saúde ainda se destacou, representando 8% do volume global e movimentando 112,6 bilhões de dólares. Entre 2003 e 2023, o setor registrou 817 transações, sendo um dos mais ativos do país, com cerca de 500 delas gerando quase 90 bilhões de reais. Empresas como Rede D’Or e Dasa lideraram essas operações. Especialistas afirmam que a saúde é um setor resiliente, onde momentos de incerteza podem trazer oportunidades para investidores. Um estudo mostrou que a incerteza econômica pode diminuir o valor de aquisição, mas empresas com potencial de crescimento conseguem mitigar essa perda.

O primeiro trimestre de 2025 registrou uma desaceleração nas transações de fusões e aquisições (M&A), conforme dados da PitchBook. Apesar disso, o setor de saúde no Brasil se destacou, representando 8% do volume global e 10,7% do valor total movimentado, totalizando 112,6 bilhões de dólares.

Entre 2003 e 2023, o setor de saúde brasileiro contabilizou 817 transações de M&A, consolidando-se como um dos segmentos mais ativos do país, segundo levantamento da KPMG. Aproximadamente 500 dessas transações geraram um faturamento conjunto de quase 90 bilhões de reais, com uma média de uma transação a cada nove dias.

Liderança no Setor

As operações foram lideradas por grandes grupos, como Rede D’Or, Intermédica, Dasa, DaVita, Hapvida, Fleury, Oncoclínicas, Sabin, Viveo e Hermes Pardini. Leonardo Grisotto, sócio da Zaxo M&A Partners, destacou que o setor de saúde possui características que favorecem o dinamismo. Ele afirmou que “empresas com boa governança, tecnologia embarcada e visão de longo prazo se destacam”.

Jefferson Nesello, sócio-fundador da Zaxo, ressaltou que momentos de incerteza podem ser alavancas de crescimento. “A saúde é essencial e resiliente. Em tempos de instabilidade, o Brasil se torna ainda mais estratégico”, afirmou. Ele acredita que investidores que analisam bem os ativos podem transformar situações desafiadoras em oportunidades.

Impacto da Incerteza

Um estudo da Zaxo analisou mais de 20 mil transações de M&A em dezoito países entre 1990 e 2023. A pesquisa concluiu que a incerteza econômica pode reduzir em até 6,7% o valor de aquisição de uma empresa. Contudo, quando a empresa-alvo apresenta alto potencial de crescimento, essa perda é mitigada para cerca de 1%.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais