Utilizar o notebook no colo é uma prática comum, refletida até no termo “laptop”, que combina “lap” (colo) e “top” (acima). Contudo, surgem questionamentos sobre os riscos dessa posição, especialmente em relação à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que os campos eletromagnéticos emitidos por laptops têm uma frequência tão baixa que não […]
Utilizar o notebook no colo é uma prática comum, refletida até no termo “laptop”, que combina “lap” (colo) e “top” (acima). Contudo, surgem questionamentos sobre os riscos dessa posição, especialmente em relação à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que os campos eletromagnéticos emitidos por laptops têm uma frequência tão baixa que não representam risco de câncer, desmistificando teorias que circulam na internet.
Entretanto, o uso do laptop no colo pode resultar em queimaduras, especialmente durante atividades que exigem maior processamento, como jogos ou edição de vídeo. A temperatura do dispositivo pode causar lesões leves ao entrar em contato com a pele. A gravidade das queimaduras varia conforme a temperatura e a duração do contato, o que leva a recomendações para evitar essa prática.
Além das queimaduras, há estudos que sugerem que o uso de notebooks no colo poderia afetar a fertilidade masculina, devido ao aumento da temperatura na região pélvica. Um artigo no periódico Human Reproduction menciona que temperaturas elevadas podem impactar a produção de espermatozoides. No entanto, essa relação não é consensual entre especialistas, como aponta a Cancer Council Australia, que considera os estudos inconclusivos.
Por fim, além dos riscos de temperatura, usar o laptop no colo pode comprometer a postura, levando a desconfortos na coluna e pescoço. Para uma utilização mais ergonômica, é recomendado apoiar o dispositivo em uma mesa. Além disso, o posicionamento inadequado pode obstruir as saídas de ar do aparelho, resultando em superaquecimento e perda de desempenho.
Entre na conversa da comunidade