O papa Francisco foi internado na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2024, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, para tratar de um quadro de bronquite. O Vaticano informou que o pontífice, de 88 anos, passará por exames diagnósticos e continuará o tratamento hospitalar. Todos os compromissos do papa foram cancelados pelos próximos três […]
O papa Francisco foi internado na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2024, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, para tratar de um quadro de bronquite. O Vaticano informou que o pontífice, de 88 anos, passará por exames diagnósticos e continuará o tratamento hospitalar. Todos os compromissos do papa foram cancelados pelos próximos três dias, incluindo uma audiência pública e uma missa na Basílica de São Pedro.
Nos últimos dias, Francisco enfrentou dificuldades para ler seus sermões durante audiências religiosas, solicitando a ajuda de assessores devido a “dificuldades respiratórias”. O pontífice já possui um histórico de problemas de saúde, incluindo episódios recorrentes de gripe e complicações respiratórias, além de dores nos joelhos e quadris. Em 2023, ele foi hospitalizado três vezes por bronquite e passou por cirurgias para tratar diverticulite e uma hérnia.
A bronquite é uma inflamação dos brônquios que pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, resultando em tosse intensa e dificuldade para respirar. Embora a condição não seja incomum em adultos saudáveis, pode ser mais grave em idosos, como no caso do papa, que já teve parte de um pulmão removida na juventude. O Vaticano descreveu a condição atual de Francisco como “justa”, e ele passou a noite no hospital em estado estável.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que o papa teve uma noite tranquila e estava acordado na manhã seguinte, lendo jornais e mantendo-se em bom humor. A previsão de alta ainda não foi divulgada, e um cardeal substituirá o papa em suas obrigações religiosas durante sua internação.
Entre na conversa da comunidade