Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Serviços especializados do SUS ampliam atendimento a 13 milhões de brasileiros com doenças raras

- Cerca de 13 milhões de brasileiros têm doenças raras, recebendo suporte do SUS. - A rede de serviços especializados cresceu de 22 para 36 entre 2023 e 2024. - Foram aprovados 18 novos medicamentos para tratamento de doenças raras no SUS. - A Política Nacional de Atenção Integral visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes. - O governo promove ações de conscientização e parcerias para ampliar o conhecimento.

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela

Aproximadamente 13 milhões de brasileiros vivem com condições raras, e o Ministério da Saúde desempenha um papel crucial na assistência a essa população. Entre as ações destacadas, está a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, que visa reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida. Essa política abrange desde o […]

Aproximadamente 13 milhões de brasileiros vivem com condições raras, e o Ministério da Saúde desempenha um papel crucial na assistência a essa população. Entre as ações destacadas, está a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, que visa reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida. Essa política abrange desde o diagnóstico até o tratamento, integrando a Atenção Primária e Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a rede especializada conta com 36 serviços em 15 unidades federativas, com um aumento de 64% na capacidade de atendimento desde 2023. Essa expansão inclui a criação de Centros de Referência e a capacitação de profissionais de saúde, além de fortalecer o diagnóstico precoce. O governo também implementa a Linha de Cuidado, que organiza o fluxo assistencial e define intervenções necessárias em cada etapa do atendimento.

Nos últimos dois anos, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) aprovou a inclusão de 18 novos medicamentos e procedimentos para o tratamento de doenças raras. Essa evolução contínua é fundamental para garantir acesso a novas terapias pelo SUS, assegurando um tratamento adequado e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O SUS disponibiliza mais de 152 medicamentos para doenças raras, sendo 96 específicos para 54 condições. Além disso, tratamentos não medicamentosos são financiados por meio de blocos de Média e Alta Complexidade. Os recursos são repassados pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, que os utilizam conforme as necessidades locais.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais