A Anvisa suspendeu a venda de cinco suplementos da marca Alwaysfit por causa de ingredientes que não foram avaliados para uso sublingual, o que os torna inseguros. Esses produtos eram promovidos como auxiliares para o sono, alívio de dores musculares e articulares, saúde da próstata e aumento de energia. A Anvisa explicou que substâncias usadas sob a língua são absorvidas de forma diferente das que são ingeridas pelo intestino, e os limites de segurança estabelecidos não se aplicam a esses suplementos. A agência afirmou que é possível regularizar esses produtos, mas esse processo não foi feito para os que foram suspensos, o que levou à decisão de proteger a saúde da população.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quarta-feira (28), a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de cinco suplementos da marca Alwaysfit. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e se deu pela presença de ingredientes não avaliados para segurança de uso sublingual, considerados inseguros para a população.
Os produtos suspensos são promovidos como auxiliares para o sono, alívio de dores musculares e articulares, melhora da saúde da próstata e aumento dos níveis de energia. A Anvisa esclareceu que substâncias administradas por via sublingual têm metabolismo diferente das ingeridas pelo intestino. Assim, os limites estabelecidos na Instrução Normativa nº 28/2018 não se aplicam a esses suplementos.
A agência também informou que é possível regularizar os constituintes de suplementos destinados ao uso sublingual, mas esse processo não foi realizado para os produtos suspensos. A Resolução-RE Nº 1.980 da Anvisa determina a suspensão devido à falta de segurança na forma como os produtos estão sendo indicados. A medida visa mitigar o risco sanitário ao qual a população está exposta.
Entre na conversa da comunidade