14 de abr 2025
Vídeo falso usa imagens de criança da África do Sul para espalhar desinformação sobre vacinas
Vídeo falso usa imagens de criança sul africana para espalhar desinformação sobre vacinas no Brasil. Entenda a verdade por trás da história.
Vídeo engana ao ligar paralisia de criança na África à vacina no Brasil (Foto: Projeto Comprova)
Ouvir a notícia:
Vídeo falso usa imagens de criança da África do Sul para espalhar desinformação sobre vacinas
Ouvir a notícia
Vídeo falso usa imagens de criança da África do Sul para espalhar desinformação sobre vacinas - Vídeo falso usa imagens de criança da África do Sul para espalhar desinformação sobre vacinas
Um vídeo falso circulou nas redes sociais, alegando que um menino brasileiro ficou paralisado após receber a vacina Astrazeneca em 2021. As imagens, na verdade, pertencem a Elijah Cottle, uma criança da África do Sul diagnosticada com Mielite Flácida Aguda (AFM), uma condição de saúde rara.
A investigação revelou que a vacinação infantil no Brasil começou apenas em 2022, utilizando a vacina Pfizer pediátrica, e não a Astrazeneca. O diagnóstico de Elijah não está relacionado a vacinas ou à covid-19, conforme esclarecido por especialistas e pelo Ministério da Saúde.
O vídeo, que já teve mais de 433 mil visualizações, foi editado para distorcer a realidade, apresentando a história de um menino chamado Vitor, que supostamente teria recebido uma dose vencida da vacina. O perfil que divulgou essa informação foi configurado como privado após a repercussão negativa.
O Ministério da Saúde reafirmou que não há evidências que liguem a vacina contra a covid-19 a casos de mielite transversa em crianças. A pasta destacou que relatos isolados não significam causalidade e que a segurança das vacinas é respaldada por estudos científicos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.