Após mais de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da Nasa, Suni Williams e Butch Wilmore, estão mais próximos de retornar à Terra. Na noite de sexta-feira, um foguete Falcon 9 da SpaceX decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com uma nova tripulação a bordo, que irá substituí-los. A missão, chamada […]
Após mais de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da Nasa, Suni Williams e Butch Wilmore, estão mais próximos de retornar à Terra. Na noite de sexta-feira, um foguete Falcon 9 da SpaceX decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com uma nova tripulação a bordo, que irá substituí-los. A missão, chamada Crew-10, é a décima operação da SpaceX para transportar astronautas para a ISS e inclui quatro membros: Anne McClain (comandante), Nichole Ayers (piloto), Takuya Onishi (Jaxa) e Kirill Peskov (Roscosmos).
Os astronautas Williams e Wilmore chegaram à ISS em junho de 2024 a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, para uma missão de teste que deveria durar apenas dez dias. No entanto, problemas de propulsão impediram seu retorno imediato, levando a Nasa a decidir que a Starliner voltaria vazia. Desde setembro, a cápsula Crew Dragon estava acoplada à ISS, mas a Nasa optou por manter Williams e Wilmore na estação para não comprometer as operações científicas.
Com a chegada da Crew-10, a Crew-9, que está na ISS desde setembro, começará a se preparar para o retorno. Williams e Wilmore devem embarcar na cápsula Crew Dragon para voltar à Terra em cerca de quatro dias, a partir de quarta-feira, 19 de março. O retorno, no entanto, pode ser adiado devido a condições meteorológicas desfavoráveis nas áreas de pouso na Flórida.
Em entrevistas, Wilmore descreveu a situação como desafiadora, mas não como estar “preso”. Ele afirmou: “É um prazer maravilhoso. É divertido. É desafiador às vezes, sem dúvida.” Williams, por sua vez, expressou a alegria de estar voltando para casa, ressaltando a importância de aproveitar cada momento restante na ISS.
Entre na conversa da comunidade