09 de abr 2025
Amazon inicia lançamentos de satélites Kuiper enquanto Starlink expande operações no Brasil
Anatel aprova operação de mais 7,5 mil satélites da Starlink no Brasil, enquanto Amazon inicia lançamentos do projeto Kuiper, acirrando a competição.
Jeff Bezos (foto de arquivo) (Foto: Bloomberg) Starlink, empresa de Elon Musk (Foto: Odd Andersen/AFP) Exclusivo: Anatel aprova liberação de uso de mais 7,5 mil satélites da Starlink, de Elon Musk, no Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)
Ouvir a notícia:
Amazon inicia lançamentos de satélites Kuiper enquanto Starlink expande operações no Brasil
Ouvir a notícia
Amazon inicia lançamentos de satélites Kuiper enquanto Starlink expande operações no Brasil - Amazon inicia lançamentos de satélites Kuiper enquanto Starlink expande operações no Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Starlink a operar mais 7,5 mil satélites no Brasil, totalizando quase 12 mil equipamentos. A decisão foi tomada um dia antes do lançamento do primeiro lote de 27 satélites do projeto Kuiper, da Amazon, que ocorrerá em Cabo Canaveral, na Flórida. A contagem regressiva para o lançamento está marcada para as 19h no horário local.
A Starlink, que já possui autorização para 4.408 satélites, utiliza tecnologia de satélites não geostacionários para oferecer internet de alta velocidade em áreas remotas. A Anatel emitiu um "alerta regulatório" para revisar as normas que regulamentam a operação de satélites de baixa órbita, visando garantir a soberania nacional e a proteção de dados dos usuários.
O relator Alexandre Freire, da Anatel, destacou a necessidade de aprimorar a regulação do setor, considerando a crescente exploração comercial de satélites. A agência já firmou parcerias com países como Espanha, China e Canadá para estimular a concorrência no mercado de satélites LEO (órbita baixa).
Com apenas três anos de operação no Brasil, a Starlink já detém 60% do mercado de banda larga via satélite. A expectativa é que o sucesso do projeto Kuiper da Amazon intensifique a competição no setor, que é crucial para atender áreas isoladas e monitorar atividades ilegais, como o desmatamento na Amazônia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.