12 de mai 2025
Kosmos 482, sonda soviética, cai no Oceano Índico após 53 anos em órbita terrestre
Nave soviética Kosmos 482, que orbitou a Terra por 53 anos, caiu no Oceano Índico sem causar danos. Destroços pertencem à Rússia.
A nave Kosmos 482, lançada em 1972. (Foto: NASA/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Kosmos 482, sonda soviética, cai no Oceano Índico após 53 anos em órbita terrestre
Ouvir a notícia
Kosmos 482, sonda soviética, cai no Oceano Índico após 53 anos em órbita terrestre - Kosmos 482, sonda soviética, cai no Oceano Índico após 53 anos em órbita terrestre
A Kosmos 482, uma nave espacial soviética lançada em março de 1972, caiu no Oceano Índico na madrugada de 10 de dezembro de 2023. A informação foi divulgada pela agência espacial russa Roscosmos. A nave, que tinha como objetivo Vênus, falhou em sua missão e permaneceu na órbita terrestre por 53 anos.
Os destroços da nave caíram a oeste de Jacarta, na Indonésia. Segundo especialistas, o objeto não representava risco significativo para a população, pois tinha cerca de 90 cm de diâmetro e pesava 510 kg. Não houve relatos de danos a pessoas ou estruturas.
Caso os destroços sejam encontrados, eles pertencem legalmente à Rússia, conforme estipulado pelo Tratado do Espaço Exterior, assinado em 1967. A Kosmos 482 se separou em quatro partes após um mau funcionamento durante o lançamento, com duas delas caindo em 48 horas e as outras duas permanecendo na órbita terrestre até o recente incidente.
A missão da Kosmos 482 ocorreu durante a intensa corrida espacial do século XX, ao lado da Venera 8, que conseguiu chegar a Vênus e realizar medições científicas. A falha da Kosmos 482 impediu que ela alcançasse a atmosfera do planeta, resultando em sua longa permanência na órbita da Terra.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.