Liang Wenfeng, quarenta anos, é um empreendedor chinês e fundador da DeepSeek, uma empresa dedicada à inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. Ele se destaca por sua experiência em tecnologia, liderando projetos que transformam dados em insights valiosos para negócios. A empresa busca desenvolver soluções que utilizam IA para otimizar processos e aprimorar a […]
Liang Wenfeng, quarenta anos, é um empreendedor chinês e fundador da DeepSeek, uma empresa dedicada à inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. Ele se destaca por sua experiência em tecnologia, liderando projetos que transformam dados em insights valiosos para negócios. A empresa busca desenvolver soluções que utilizam IA para otimizar processos e aprimorar a tomada de decisões nas organizações.
Natural de Guangdong, no sul da China, Wenfeng estudou na província de Zhejiang, conhecida por abrigar grandes empresas de tecnologia, como a Alibaba. Em 2015, ele fundou a High-Flyer Quantitative Investment Management, que se especializou em modelos de negociação automatizada de ações, utilizando aprendizado de máquina para refinar suas estratégias. Apesar de enfrentar perdas devido a regulamentações mais rigorosas, o fundo administra 8 bilhões de dólares em ativos, possibilitando o financiamento de pesquisas em IA na DeepSeek.
A High-Flyer também acumulou um poder computacional significativo, incluindo 10.000 chips A100 da Nvidia, essenciais para a construção de sistemas de IA. Contudo, os Estados Unidos restringiram a venda desses chips para a China. A DeepSeek foi estabelecida em 2023, com a motivação de Liang sendo a curiosidade e o desejo de que a China faça contribuições originais para o avanço da IA, em vez de apenas replicar inovações ocidentais.
Em entrevista ao veículo de tecnologia Waves, Liang compartilhou que dedica seus dias a ler artigos científicos, programar e participar de discussões em grupo com outros pesquisadores. Curiosamente, ao ser questionada sobre Liang, a própria IA da DeepSeek inicialmente confundiu seu nome com o de outro empresário chinês e, posteriormente, afirmou não haver informações públicas sobre seu histórico pessoal ou acadêmico.
Entre na conversa da comunidade